Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

21 janeiro 2019

Site quer resgatar a história de Lutero Luiz, ator gabrielense que se destacou na Globo

Em 2020, se completarão 30 anos da morte do ator gabrielense Lutero Luiz, que ficou conhecido dos anos 60 aos 90 no cinema e televisão. Poucos sabem de sua história recheada de contribuições para a cultura nacional (foto divulgação)
Faltando um ano para o aniversário de 30 anos de sua morte, a reportagem do site Caderno7 quer resgatar a vida e história de um gabrielense que se destacou na arte e nas telas da televisão dos anos 60 ao começo dos anos 90. Nascido em São Gabriel em 5 de janeiro de 1931, Lutero Luiz ficou bastante conhecido em várias novelas e filmes, tendo sua carreira interrompida por um câncer. Para isso, buscamos que parentes e familiares possam entrar em contato conosco para este resgate.



As informações que existem sobre o ator são todas na internet, e mesmo assim, não muito detalhadas. Luiz, após se mudar para Porto Alegre, se formou em artes cênicas em Porto Alegre na Faculdade de Filosofia da cidade e iniciou carreira artística no rádio, em 1952. Era considerado um ator versátil, especializando-se em interpretar personagens simples e de forte apelo regional. No teatro, trabalhou também em 24 peças.

No cinema, ele participou de 32 filmes. Destacou-se em comédias como "Vai Trabalhar Vagabundo"; "O Crime do Zé Bigorna"; "Guerra Conjugal"; "Ladrões de Cinema" e "Se Segura, Malandro". Ele era um profissional recorrente em novelas, onde fez dezessete produções na Rede Tupi, Excelsior e Globo, onde ficou a maior parte de sua vida.

Ele, que também assinava Luthero com TH, foi inesquecível com seus personagens, como Lulu Gouveia de "O Bem Amado", o Gigante de "O Espigão"; Miguel Pereira de "Escalada"; Marciano em "Pecado Capital"; Fandango, em "O Tempo e o Vento"; Dr. Cazuza em "Roque Santeiro"; Bezerra, no seriado "Plantão de Polícia" e Bodão de "O Salvador da Pátria", escudeiro de Sassá Mutema (Lima Duarte). Luthero Luiz também participou do seriado "O Bem Amado" exibido em 1982 pela TV Globo.

Sua carreira foi interrompida quando estava em sua última novela, a novela das 18h "O Sexo dos Anjos", em 1990, onde vivia o jardineiro Bastião. Durante exames, ele descobriu estar com um tumor no fígado e buscou se tratar, mas o câncer tinha se espalhado (metástase). Ele não terminou a novela, sendo que a autora Ivani Ribeiro antecipou seu final, que seria ficar rico ao ganhar na loteria. Lutero morreu em 20 de fevereiro de 1990, no Rio de Janeiro.


Segundo registros, ele deixou três filhas, duas do primeiro casamento em Porto Alegre e uma do segundo no Rio de Janeiro. A reportagem do site buscará o contato com familiares para resgatar mais da vida deste gabrielense que foi um dos primeiros artistas da terra a se destacar na televisão brasileira. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, via Wikipedia e site Além da Imaginação 
Data: 21/01/2019 22h22
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.