03 janeiro 2019

Placa do Mercosul é adiada para junho

Adoção de novas placas ficou para junho deste ano (foto divulgação)
A implantação das placas padrão de trânsito do Mercosul no Brasil foi adiada mais uma vez. Na última semana, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou o adiamento por conta da falta de implantação por parte dos Detrans no país. Em São Gabriel, a adequação foi feita, mas os fabricantes de placas relataram ter falta de material para atender a demanda. Mas no Rio Grande do Sul, a implantação segue obrigatória.

Alguns estados, como Rio de Janeiro e Bahia, já estão utilizando este novo padrão de placas. O prazo anterior era até final de dezembro de 2018. O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e para quem tiver a placa antiga no caso da troca de município ou propriedade.

Conforme o Detran-RS, como o padrão Mercosul já está em uso no Estado, não haverá reversão para os modelos de placas anteriores. O Departamento alerta, inclusive, que as placas no formato antigo nem são mais fabricadas pela rede credenciada no Rio Grande do Sul. Ou seja: quem precisar emplacar o carro no Estado continuará tendo de adotar o padrão Mercosul.

O procedimento de emplacamento
* Proprietário procura um CRVA para o serviço que deseja.
* Se envolver mudança de placa, será fornecida autorização para confecção.
* Com o documento, o dono do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas e solicitar a placa. A listagem de empresas está disponível no site www.detran.rs.gov.br.
* Com a placa em mãos, volta ao CRVA para fazer a colocação no veículo.
* O valor aproximado das placas padrão Mercosul são de R$ 190 a R$ 250.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/01/2019 09h47
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.