11 janeiro 2019

Enchente em São Gabriel: Notícia de que barragem vai estourar é falsa

Boato de que barragem VAC-4 vai "estourar" devido às cheias é falso e está gerando tensão na comunidade (foto Patrícia Vione)
Um boato de que a barragem VAC-4 "pode estourar" devido às cheias e "inundar" a cidade vem sendo espalhada pelas redes sociais. A informação é "fake news", ou seja, falsa. Pessoas desinformadas estão espalhando esta notícia seja intencionalmente ou sem saber que a notícia é falsa.

Um vídeo, feito durante um sobrevôo no local apenas para mostrar a vazão de água, está sendo usado para disseminar o boato. A barragem VAC-4 fica situada na região sul do município e está transbordando, como era de se esperar. Esse boato sempre é ventilado quando ocorrem cheias no município. O que foi dito na rádio pelo vereador André Focaccia é de que ele irá pedir uma vistoria preventiva assim que a situação se normalizar, apenas para tirar dúvidas sobre as condições estruturais dela.

O tremor relatado pelos moradores é o barulho das águas por conta da vazão, mas nada que ameace sua estrutura até o momento. Mas qualquer informação sobre um suposto dano na barragem é falsa até o momento. Pedimos sempre que informações, somente de rádios, jornais e sites de notícias como o Caderno7

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/01/2019 15h36
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.