Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

19 dezembro 2018

Retomada da venda de bebidas alcoólica em estádios é aprovada pela Assembleia

Projeto dos deputados Simoni e Sossella revogou a proibição de venda de bebidas alcoólicas em Estádios, aprovada nesta terça na Assembleia Legislativa. Medida já causa contrariedade (foto ALRS)
Proibida após projeto de lei do então deputado estadual Miki Breier (PSB) em 2008, a venda de bebidas alcoólicas deverá ser permitida novamente nos estádios do Rio Grande do Sul. O projeto apresentado pelos deputados Gilmar Sossella e Ciro Simoni, do PDT, foi aprovado na Assembleia Legislativa por 25 votos a 13 e segue agora para sanção do Governador do Estado. Só que a aprovação da medida já provoca reações do Ministério Público e da Brigada Militar, que pediram na manhã desta quarta-feira que não sancione a lei.



A legislação que proíbe a venda nos estádios gaúchos está em vigor desde 2008. "Aderindo a sugestão do próprio Sindiclubes, a nossa proposição aprovada pelos colegas deputados prevê a comercialização em um período específico dos jogos, ou seja, até o intervalo e após o final das partidas. Essa prática já é feita na Alemanha e Estados Unidos, por exemplo, onde o público bebe em um intervalo limitado", explicou Sossella.

O deputado também destaca que foram tomadas medidas para coibir excessos, com inclusão de penalidades para os consumidores e fornecedores que não respeitarem as regras. “Os bons torcedores não podem ser punidos pelo mau comportamento de uma minoria. Reforçar a vigilância, seja física ou eletrônica, é sim a maneira correta de garantir a segurança”, justificou.

O projeto de lei também citou que a própria Fifa não se opõe à venda de álcool em partidas de futebol, visto que durante a Copa do Mundo são comercializadas bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, inclusive no Brasil. A venda estava proibida desde 2008, o que gerou contestações na época, inclusive do presidente do então São Gabriel Futebol Clube, Roque Hermes, que em reportagem à época para o jornalista Marcelo Ribeiro, lamentou a aprovação da lei pelos prejuízos financeiros que ela causaria aos clubes.

Reações - As primeiras reações contra a medida surgiram nesta quarta-feira. O Ministério Público do Estado e a Brigada Militar expressaram "preocupação" quanto à medida e recomendam que os clubes aumentem a segurança para evitar violência durante os jogos, além de ser contra a flexibilização. Já o autor do projeto que proibiu as bebidas há dez anos e atual prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, lamenta o "retrocesso" que isso poderia gerar.

"Respeito a decisão da Assembleia, me orgulho de ter estado ali por 10 anos, mas acho que faltou um pouco de debate para fazer essa mudança. O projeto de 2008 trouxe números positivos, uma vez que a bebida alcoólica tem uma relação clara com a violência doméstica, no trânsito e nos estádios. Lamento a decisão da Assembleia e acho que é um retrocesso para o Rio Grande do Sul", disse nesta quarta em entrevista à Rádio Guaíba.  

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/12/2018 12h58
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.