04 dezembro 2018

Paralisação de serviços em Uruguaiana afeta saúde em São Gabriel

Santa Casa de Uruguaiana paralisa atividades por conta da crise econômica, o que afeta os atendimentos de saúde em São Gabriel. PA 24 horas, situado na Santa Casa daqui, registrou aumento de 25% nos atendimentos com saída dos médicos cubanos na rede municipal (foto arquivo C7)
A partir desta terça-feira (4), a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, que vive uma crise sem precedentes, paralisou várias atividades, o que afeta diretamente os trabalhos da saúde em São Gabriel. Cerca de 220 pacientes que são transportados para aquele município ficarão sem atendimento e a Secretaria da Saúde gabrielense busca alternativas para não paralisar o atendimento, mas isso são os reflexos da falta de pagamento do Governo do Estado aos hospitais, cujas dívidas chegam a mais de 500 milhões em repasses atrasados.



O assunto foi abordado no Jornal do Almoço de Santa Maria desta terça-feira. A Santa Casa uruguaianense está paralisando os serviços e cirurgias eletivas por falta de pagamentos e com isso, 160 pacientes na parte de oncologia (tratamento de câncer) e mais 60 que fazem tratamento para problemas cardíacos deixam de ser atendidos. O Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, salienta que uma alternativa está sendo buscada, mas lamenta a irresponsabilidade do Governo Estadual em não ter resolvido a situação e ter chegado a esse ponto, salienta.

Outra questão que afeta a saúde local também é a saída dos médicos cubanos do programa "Mais Médicos", que fizeram a procura por atendimento no Pronto Atendimento 24 Horas na Santa Casa de São Gabriel aumentar em 25%. Coirolo disse que dos treze médicos que foram anunciados, só dois deles assumiram e três desistiram de assumir. "Fomos informados da relação dos médicos selecionados, mas só dois deles assumiram e os outros, até agora não temos notícia, esperamos que venham a assumir até o final do prazo", informou o Secretário à RBS TV. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 04/12/2018 15h41
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.