Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: São Gabriel comemora os 120 anos de José Sampaio Marques Luz

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

19 de janeiro, Vestibular Unopar 2019. Inscreva-se!

Inauguração da filial da Cremolatto em São Gabriel neste sábado, 22 de dezembro

Aproveite mais uma chance de vestibular na Urcamp - 16 de janeiro

Prestigie a 37ª Festa Campeira do CTG Caiboaté - 8, 9 e 10 de fevereiro de 2019

Aproveite o Festival de Verão Tottal e já tem também o material escolar

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Prestigie o 10º Baile do Chopp em Santa Margarida do Sul - 26 de janeiro

Pague o IPTU em cota única e ganhe descontos! Até 11 de fevereiro

São Gabriel comemora os 120 anos de José Sampaio Marques Luz

José Sampaio Marques Luz completa 120 anos de nascimento que serão lembrados em várias atividades pela Câmara de Vereadores a partir desta segunda-feira (foto reprodução/livro São Gabriel desde o princípio)
Nesta semana, ocorrerão várias atividades para comemorar os 120 anos de nascimento do visionário líder político José Sampaio Marques Luz, que foi prefeito de São Gabriel em duas gestões e realizou várias ações na Terra dos Marechais. A Câmara de Vereadores realiza nesta segunda-feira (5) uma Sessão Solene em homenagem aos 120 anos de Sampaio Luz, além de várias atividades.


A Sessão será no horário que tem sido costumeiro, às 12h30 e será realizada ainda uma solenidade junto ao busto do ex-prefeito e fundador do Jornal O Imparcial. Também será aberta a partir das 13h30 no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim (Igreja do Galo) uma exposição com o seu acervo pessoal.

A programação não pára por aí. No dia 7 de novembro, a partir das 19h30, acontece no auditório da Escola Estadual que leva seu nome, uma palestra com o tema "As atribuições do cargo de Vereador e do Poder Legislativo", com o vereador presidente da Casa Vagner Aloy, Maninho (PSDB) e o professor Beraldo Lopes Figueiredo.

Os festejos se concluem com a Sessão Solene no dia 8 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas, na Escola Estadual Dr. José Sampaio Marques Luz, com descentralização do Poder Legislativo e o descerramento de uma placa alusiva aos 120 anos do ex-prefeito.

Breve histórico
Nascido em 5 de novembro de 1898 em Palmeira dos Índios (Alagoas), José Sampaio Marques Luz chegou a São Gabriel em 1920 e se tornou gabrielense de coração. Homem de letras e jornalista por vocação, desenvolveu aqui a atividade jornalística de forma intensa e também se revelou um líder político nato. Passou pelos jornais "A Notícia", "Correio dos Pampas" e em 1931, fundou o Jornal O Imparcial, circulante e ativo até hoje. Foi Secretário Municipal, vereador por dois mandadots e Prefeito por duas gestões, e nelas realizou várias obras como a nova usina elétrica, o calçamento das ruas da cidade e a fundação das Escolas XV de Novembro e Técnica de Comércio, além do Asilo São João. Faleceu em 3 de abril de 1961, durante seu segundo mandato.

Fonte: São Gabriel desde o princípio, de Osorio Santana Figueiredo

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 04/11/2018 20h33
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: