04 novembro 2018

São Gabriel comemora os 120 anos de José Sampaio Marques Luz

José Sampaio Marques Luz completa 120 anos de nascimento que serão lembrados em várias atividades pela Câmara de Vereadores a partir desta segunda-feira (foto reprodução/livro São Gabriel desde o princípio)
Nesta semana, ocorrerão várias atividades para comemorar os 120 anos de nascimento do visionário líder político José Sampaio Marques Luz, que foi prefeito de São Gabriel em duas gestões e realizou várias ações na Terra dos Marechais. A Câmara de Vereadores realiza nesta segunda-feira (5) uma Sessão Solene em homenagem aos 120 anos de Sampaio Luz, além de várias atividades.


A Sessão será no horário que tem sido costumeiro, às 12h30 e será realizada ainda uma solenidade junto ao busto do ex-prefeito e fundador do Jornal O Imparcial. Também será aberta a partir das 13h30 no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim (Igreja do Galo) uma exposição com o seu acervo pessoal.

A programação não pára por aí. No dia 7 de novembro, a partir das 19h30, acontece no auditório da Escola Estadual que leva seu nome, uma palestra com o tema "As atribuições do cargo de Vereador e do Poder Legislativo", com o vereador presidente da Casa Vagner Aloy, Maninho (PSDB) e o professor Beraldo Lopes Figueiredo.

Os festejos se concluem com a Sessão Solene no dia 8 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas, na Escola Estadual Dr. José Sampaio Marques Luz, com descentralização do Poder Legislativo e o descerramento de uma placa alusiva aos 120 anos do ex-prefeito.

Breve histórico
Nascido em 5 de novembro de 1898 em Palmeira dos Índios (Alagoas), José Sampaio Marques Luz chegou a São Gabriel em 1920 e se tornou gabrielense de coração. Homem de letras e jornalista por vocação, desenvolveu aqui a atividade jornalística de forma intensa e também se revelou um líder político nato. Passou pelos jornais "A Notícia", "Correio dos Pampas" e em 1931, fundou o Jornal O Imparcial, circulante e ativo até hoje. Foi Secretário Municipal, vereador por dois mandadots e Prefeito por duas gestões, e nelas realizou várias obras como a nova usina elétrica, o calçamento das ruas da cidade e a fundação das Escolas XV de Novembro e Técnica de Comércio, além do Asilo São João. Faleceu em 3 de abril de 1961, durante seu segundo mandato.

Fonte: São Gabriel desde o princípio, de Osorio Santana Figueiredo

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 04/11/2018 20h33
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.