Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

14 novembro 2018

Cuba deixa o programa Mais Médicos no Brasil

Cuba anuncia que deixará o programa Mais Médicos no Brasil, com alegação de que o futuro presidente fez "declarações ameaçadoras e depreciativas". Jair Bolsonaro alegou que o governo cubano não aceitou as condições para seguir no programa (foto Karina Zambrana/ASCOM)
O governo de Cuba informou nesta quarta (14) que deixará o programa social Mais Médicos, onde o país caribenho enviava profissionais ao Brasil desde 2013 para atender regiões carentes do país sem cobertura médica. A alegação do Ministério da Saúde de Cuba é que o presidente eleito Jair Bolsonaro teria feito "declarações ameaçadoras e depreciativas"; Bolsonaro, por sua vez, disse que o governo cubano não aceitou as condições estabelecidas para manter o programa no País.



"O Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou a diretora da Organização Panamericana de Saúde e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam a iniciativa", diz a nota do governo cubano.

Bolsonaro, em seu programa de governo, salientou que os médicos cubanos que passassem no Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira), que é exigido de formados no exterior que queiram exercer a medicina no país, poderiam permanecer no Brasil e receber a integralidade que não seria paga pelo governo cubano.

“Condicionamos a continuidade do programa Mais Médicos à aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou”, escreveu o presidente na rede social Twitter. Bolsonaro alega que os médicos cubanos recebem uma pequena parte do que é pago pelo Governo Brasileiro à Cuba. O Ministério da Saúde transfere à Opas (Organização Panamericana de Saúde) o valor de de R$ 11.520, que repassa aos profissionais cubanos cerca de R$ 3 mil. A diferença fica com o governo de Cuba.

O comunicado não diz que data os médicos cubanos deixarão o programa no Brasil. O Programa Mais Médicos é aplicado em São Gabriel desde 2013, na gestão do então prefeito Roque Montagner (PT) e foi um dos pontos da campanha política municipal de 2016. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do portal G1 
Data: 14/11/2018 15h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.