Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

02 outubro 2018

Urcamp: Lia e Fábio são eleitos para Reitoria pelos próximos quatro anos

Lia e Fábio foram referendados com 95% dos votos da eleição realizada nesta segunda-feira em todos os campi da Urcamp (foto arquivo C7)
À frente da Urcamp há dois mandatos, a atual reitora, professora Lia Maria Herzer Quintana, concorreu novamente ao cargo máximo. Junto ao professor Fábio Paz, convidado a ser seu vice-reitor, Lia Quintana encabeçou a chapa única que foi à votação ontem, dia 1º de outubro, nos três turnos de funcionamento da Instituição de Ensino, realizado em seus cinco Campi. A Comissão Eleitoral informou no começo da manhã desta terça-feira (2) que Lia e Fábio receberam 95% dos votos, oficializando sua reeleição.



Em oito anos à frente da gestão com como reitora, Lia Quintana remodelou a Urcamp. Quando assumiu o posto, no ano de 2010, a Urcamp estava praticamente em ruínas. Só com a União, para se ter uma ideia, a dívida acumulava um passivo superior a 140 milhões de reais, algo acumulado em décadas de gestões mal sucedidas e deficitárias. Foi quando iniciou-se um projeto de recuperação gradual que demandou muito estudo, planejamento, uma série de viagens à Brasília na tentativa de reconstruir a imagem e a credibilidade da Instituição. “Nós estávamos desacreditados, a Urcamp não era vista com bons olhos por ninguém, havia uma desconfiança por parte da comunidade interna, da própria população da região e nos governos não era diferente. Então pegamos nosso plano de metas, que era audacioso, arregaçamos as mangas e começamos a trabalhar”, revela a reitora reeleita.

O início
Os obstáculos eram enormes conta Lia, a receptividade frente aos organismos públicos, especialmente aqueles revestidos de poder jurisdicional, mostravam-se desconfiados a qualquer possibilidade de gerenciar mecanismos, aptos a propiciar credibilidade a qualquer proposta de solução dos endividamentos.

A Justiça do Trabalho que tem como fundamento a proteção dos direitos dos trabalhadores, se apresentava de forma arredia, frente a um passivo que se avizinhava da casa dos cinquenta milhões de reais, e que crescia em progressão geométrica e apontava como única solução a liquidação judicial da Fundação, o que ocorreria através da nomeação de um gestor, cuja atribuição seria a da adoção de extinção, sem aumento progressivo das dívidas.

As entidades sindicais apresentavam demandas sucessivas, pois havia atrasos de salários, o que redundava, na cominação de severas multas, algumas delas, até mesmo de incidência diária, enquanto não fossem pagos os salários vencidos.

O FGTS era impagável, por que havia caído no esquecimento e, quando os trabalhadores demandavam na Justiça do Trabalho ou a Instituição sofria execuções pela Procuradoria da Fazenda Nacional, a gestão ficava obstada de operacionalização e a situação se agravava porque permanecia vítima pela penhora de seus próprios créditos junto ao Governo Federal. “Isso, foi ontem, e nós não acreditávamos que iriamos conseguir, por que era impossível, mas até mesmo o impossível, por vezes, é superável e superação, determinação e persistência, com o devido respeito, aqueles que possam pensar de maneira diferente, mas este era o meu sentimento e de minha equipe, conta Lia de forma entusiasta.

Nesse período avocando para si o conhecimento de todos os setores da Instituição, começou-se uma caminhada sem precedentes, na história da Urcamp e no cenário nacional, pelas conquistas que foram uma a uma sendo feitas.

O estudo da Urcamp, que previa a reestruturação da Urcamp, encontrou apoio político de alguns deputados e acabou servindo de modelo para a implantação em todo o país, do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), que acabou beneficiando Instituições de Ensino Superiores de todos o Brasil. O plano previa a troca da dívida federal por bolsas, que seriam oferecidas pela Instituição até o ano de 2015. E assim foi feito e o passivo totalmente zerado, o que possibilitou o retorno de algumas negativas, que a Urcamp havia perdido e assim, a possibilidade de receber recursos do governo através de projetos na área da pesquisa e extensão, investimentos em laboratórios e no ensino, de forma geral.

Lia Quintana e sua equipe conquistou parcerias, buscou apoio e se fez liderança junto ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), colocou em prática que deram sustentabilidade para que a Urcamp passasse de uma Universidade degradada e decadente a uma a uma Instituição Comunitária de Ensino Superior, com nota 5, conceito máximo emitido, em 2018, através de seu recredenciamento junto ao Ministério da Educação.

Conquistas recentes
Nos últimos anos, a gestão reafirmou sua importância na região, fez uma readequação total dos seus setores, criou a Central do Aluno para facilitar e agilizar as demandas internas, investiu em tecnologia e inovação, em integração com um moderno e eficiente Ambiente Virtual de Aprendizado – AVA, o que possibilitou o desenvolvimento de aulas e projetos em regime híbrido e com metodologias ativas de aprendizagem.

Nesse mesmo passo, implantou o ensino semipresencial em até 20% das disciplinas de graduação, através do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD, reestruturou laboratórios, melhorou a estrutura física com reformas e pintura e com seu forte caráter comunitário reabilitou o Hospital Universitário, tornando-o, em pouco mais de um ano desde sua reabertura, referência para a região.

Se for reeleita, Lia Quintana assume seu terceiro mandato ao lado do jovem professor, com 15 anos de Urcamp, Fábio Paz. Terá mais quatro anos para finalizar as reformas iniciadas em 2010, com a missão de manter o conceito de nota máxima no Ministério da Educação, conquistado com esforço e trabalho.

Reportagem: Chrystian Ribeiro/Especial C7
Data: 02/10/2018 10h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.