Vem aí novo processo seletivo da Unopar, inscreva-se já

Vem aí mais um Ofertaço Grazziotin

09-11 Penha de Aniversário CTG Caiboaté - Chiquito e Bordoneio

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Eleições Urcamp 2018: Lia e Fábio apresentam propostas à comunidade acadêmica e anunciam novos cursos

Mesclando juventude com experiência, Lia e Fábio estiveram em São Gabriel nesta sexta-feira apresentando suas propostas e pedindo votos para a eleição da próxima segunda na Urcamp e conversaram com a reportagem sobre os planos e projetos
Na próxima segunda-feira, 1º de outubro, o Centro Universitário da Região da Campanha - Urcamp, realiza suas eleições para Reitoria, mais uma de forma direta para alunos, professores e funcionários. E pela primeira vez em muito tempo, a eleição terá chapa única e em um novo momento que a instituição sediada em Bagé e presente em outras quatro cidades das regiões Campanha e Fronteira Oeste vivencia após a recuperação e obter nota máxima do Ministério da Educação. A candidata à reeleição, Lia Quintana e seu vice, Fábio Josende Paz, estiveram em São Gabriel nesta sexta-feira (28) fazendo campanha e apresentando seus projetos nos dois campus da instituição por aqui. Uma das principais novidades anunciadas será a oferta de novos cursos para todos os campi a partir de 2019. Eles receberam a reportagem do site para uma entrevista, que você confere agora.



Novos cursos EAD e híbridos para 2019
A Reitora salientou que os principais objetivos são de seguir modernizando a Urcamp, entrando em uma nova fase, oferecendo cursos EAD (Educação à Distância) e híbridos (combinando o ensino presencial com o próprio EAD), mas com a "cara da Urcamp", ou seja, com a estrutura e sistema diferentes dos demais já vistos no segmento educacional. "O que nos credencia ao terceiro mandato, é o que constituímos para recuperar a instituição e o que foi conseguido até agora, equacionar as dívidas que nos impediam de trabalhar. Nossa proposta, minha e do Fábio, é de dar continuidade às inovações, oferecendo o Ensino EAD e híbrido com nossa expertise, com nossa cara, no formato de qualidade que tem nossos cursos", completando ainda que esta experiência de chapa única é nova, construída com o retorno que é obtido dos campus.

Candidatos de chapa única anunciaram a implantação dos novos cursos a partir de 2019 em todos os campi, inclusive São Gabriel. Além disso, eles ainda falaram do que foi realizado para que a Urcamp voltasse a andar
"A chapa composta com o Fábio, é uma experiência nova, recheada do carinho e reconhecimento que estamos tendo em todos os campus, do trabalho que fizemos e deu certo. A manifestação da vontade que a gente siga crescendo. A instituição voltou a crescer e irá nos eleger novamente para sermos os timoneiros, em um trabalho conjunto de todos", comentou. A Reitora ainda disse que cada campus da Urcamp possui sua identidade própria, ao visitar o galpão da instituição no Parque Rincão das Carretas, durante o roteiro desta sexta em São Gabriel. "Cada campus é diferente do outro, porque construiu sua identidade de acordo com o local que está instalado. A Urcamp é uma universidade local, pessoalizada com a comunidade que convive", explicou.

Sobre os novos cursos, este anúncio vem sendo trabalhado há tempo - cerca de um ano e meio, o que se oficializou com o anúncio da nota máxima do MEC e a respeito disso, falou o candidato a vice, professor Fábio Paz. Relatando a satisfação em integrar a chapa e frisando a confiança da Reitora, Fábio disse que o recredenciamento do MEC é que abriu este caminho para novos cursos. "A Urcamp entra nessa nova realidade, mas implantará os cursos EAD e híbridos com a 'sua cara', ou seja, com o sistema e estrutura acadêmica da instituição, onde o aluno EAD e híbridos terão as mesmas benesses que o aluno tradicional, mas com a assinatura da Urcamp", explicando que haverão maior disponibilidade de encontros presenciais e material de estudo, entre outras ações.

Os cursos a serem oferecidos no EAD serão os seguintes: Serviço Social, Pedagogia, Letras, Gestão do Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábéis, Cursos de Gestão Pública, Financeira, Comercial, de RH, Logística, Processos Gerenciais, Marketing e Gestão Ambiental. Os cursos híbridos, que ainda estão sendo definidos os campus que sediarão serão de Enfermagem (grande possibilidade para São Gabriel), Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo.

Fábio ainda destaca que os professores que darão aulas serão os mesmos do Ensino Superior tradicional. "Os alunos terão mais contatos com os professores, aliás, nosso professor será beneficiado porque dará aulas também nos EADs e híbridos. Será um EAD diferente, uma proposta inovadora. Nos híbridos, o aluno vai poder acompanhar de várias formas o processo de aprendizado, vindo para a instituição praticar para adquirir o conhecimento necessário na formação, as comunidades atendidas pela Urcamp ganharão com os novos cursos", finaliza Fábio.

Eles apresentaram plano de gestão aos alunos dos Campus II e III na noite de sexta em São Gabriel
Recuperação em curso e foco nos atuais campus
Nas principais propostas, a Reitora destaca que as metas são modernizar o ensino, com os novos cursos e melhoria dos campi; aumento de receita e aumento do número de alunos, onde a meta é chegar a 10 mil até 2020, no ensino EAD e presencial. E salienta que o endividamento já foi resolvido, assim como a avaliação institucional. "A questão do endividamento foi resolvida, com tudo equacionado para podermos trabalhar e seguir em frente. Na avaliação institucional, mudamos de organização acadêmica, passando a ser Centro Universitário. Com a avaliação máxima obtida, a nossa autonomia foi retomada e agora trazemos estes novos cursos a partir de 2019", conclui. Ela ainda acrescenta que não haverá ampliação da área de abrangência, pois o foco é nos campus atuais - a Urcamp está presente além de São Gabriel, a matriz Bagé, Alegrete, Santana do Livramento e Dom Pedrito.

Finalizando, a candidata à reeleição convida a comunidade acadêmica para que possa dar mais um voto de confiança no dia 1º de outubro. "Estivemos aqui e nos demais campus para pedir votos, explanar o que foi feito e o que faremos, pedir mais um voto de confiança, participar e nos dar mais quatro anos. Analisar tudo o que fizemos e hoje, a Urcamp está aí recuperada e se preparando para uma nova realidade de oferta de novos cursos para a região", finaliza. A votação será na segunda-feira, a partir das 8h30 às 22h em todos os Campus. Em São Gabriel, as votações acontecerão no primeiro horário no Campus III e no Campus II, a partir das 19 horas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 29/09/2018 12h51
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: