26 julho 2018

Sexta-feira de eclipse total da lua nos céus do Rio Grande do Sul

Eclipse total da lua acontecerá nesta sexta-feira à noite, a partir das 17h46 e deverá durar mais de duas horas (foto arquivo C7)
Nesta sexta-feira, 26 de julho, os gaúchos terão a oportunidade de assistir nos céus do Rio Grande do Sul o eclipse mais longo do século, que deverá iniciar às 17h46 e pode ter duração de até 2h42m. A previsão do tempo promete o céu com poucas nuvens, o que pode permitir a observação do fenômeno, que pode ser chamado de "lua de sangue", pela cor avermelhada que o satélite apresenta durante a penumbra.

A previsão é de tempo parcialmente nublado, sendo que há possibilidade de chuva apenas no litoral norte. O excesso de nebulosidade ainda poderá atrapalhar a apreciação do eclipse total lunar no centro-sul e leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, incluindo as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

No fenômeno astronômico, a Terra ficará entre a Lua e o Sol. Tal alinhamento fará com que a sombra do nosso planeta encubra a superfície lunar, que deverá nascer cheia e com aspecto avermelhado. A coloração do satélite pode variar conforme o local do espectador, visto que a incidência de nuvens e poluição atmosférica influenciam. O fenômeno poderá ser visto a olho nu.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 26/07/2018 19h50
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.