Inaugura no próximo dia 10 de dezembro, em São Gabriel, A Legítima Super 20

Vem para o Natal da Tottal Casa & Conforto

A partir de segunda-feira, 12 de novembro, LaborCito com filial!

Vem aí o Reveillon Gaudério no CTG Querência Xucra, com animação de Os Serranos, 29 de dezembro

Colégio Perpétuo Socorro - matrículas abertas a partir de 19 de novembro

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Confira os novos cursos na Unopar São Gabriel

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Vem aí a Festa de Natal do EC Real, em 19 de dezembro

Comunidade se despede de Dagoberto Focaccia

Por volta das 17h19, corpo do radialista deixou capela nobre da Funerária Santa Rita, para a última viagem
No final da tarde de terça-feira (17), a comunidade gabrielense se despediu do advogado e radialista Dagoberto Frederico Russomano Focaccia, que morreu na madrugada aos 82 anos. O velório de Dagô reuniu um grande público entre familiares, amigos, conhecidos e a população gabrielense que veio se despedir do radialista que agora, vive na eternidade.


O velório aconteceu na Capela Nobre da Funerária Santa Rita durante o dia, que foi chuvoso. Não havia quem não falasse e gostasse de ser ouvinte de Dagô, como era conhecido. A Prefeitura de São Gabriel decretou luto oficial de três dias e várias despedidas foram realizadas, além das condolências da família. Por volta das 17h18, o esquife com o corpo de Dagoberto foi levado para o carro fúnebre, para a última viagem, rumo ao Cemitério local.

Nascido em Pelotas, filho de Matheus Focaccia, o empresário fundador do histórico Engenho Gabrielense, e da benemérita social Rosinha Russomano Focaccia.  Advogado por profissão, formado em 1960 pela Universidade Federal de Pelotas – sendo o orador da turma – foi na comunicação que seu nome ganhou popularidade no Rio Grande do Sul.

Sua admirável carreira do rádio – exemplo para jovens radialistas de todo o país – começou em 1948, na extinta Agência  Gaúcha  de  Publicidade  (AGP),  de Homero Valério Costa, conhecido como “Saporiti”. De lá foi trabalhar na Rádio São Gabriel, onde marcou gerações com o   programa “Show da Noite”, atuando até a década de 80 na mesma emissora, sob a gerência de Zenon Figueiró Martins.

Desde 1982 era sócio-proprietário da Rádio Emissora Batovi, onde cria o programa “Chasque da Amizade”, no ar há 36 anos, integrando distâncias e sendo um elo de comunicação do homem do campo. Já teve sua trajetória contada em samba-enredo no carnaval gabrielense, e também foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Gabrielense. Empresário do setor de imóveis, foi também presidente do Lions Clube São Gabriel por três gestões, presidente do Clube Comercial e da Associação São Gabriel de Futebol.

Era casado desde 1962 com a produtora rural Anna Maria Chiapetta Focaccia, com quem se dedicava à filantropia e causas humanitárias, e também ao agronegócio, conservando a histórica Estância Santa Catarina, no Distrito do Suspiro,que em 2005 foi destaque da série “Fazendas & Estâncias”, da RBS TV.  Deixa três filhos – André Matheus, Anna Rita e Ana Marta – e também os netos Theodoro, Tomás e Benício. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/07/2018 23h17
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: