Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Comunidade se despede de Dagoberto Focaccia

Acompanhe nossa cobertura sobre a guerra ao coronavírus

Para matar sua fome, pede uma Baita Pizza em São Gabriel! Clique aqui e saiba mais!

Supermercado Bromberger - O gigante dos preços baixos em São Gabriel!

Participe da promoção "De Malas Prontas" da Dismabe Superauto e ganhe um vale-viagem!

Colégio Perpétuo Socorro contra o coronavírus

Conheça o novo endereço da Pohlmann Móveis em Madeira e Decoração

Se inscreva no Vestibular de Verão da Urcamp - provas com agendamento diário

Hospede-se na Rede de Hotéis Suárez, um hotel sempre perto de você! CLIQUE AQUI PRA FAZER SUA RESERVA

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Matricule-se no Fisk e ganhe um presente!

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Previna-se contra o novo coronavírus - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Se proteja do Coronavírus com as dicas do Sicredi

Studio H de Mana, em novo endereço

Comunidade se despede de Dagoberto Focaccia

Por volta das 17h19, corpo do radialista deixou capela nobre da Funerária Santa Rita, para a última viagem
No final da tarde de terça-feira (17), a comunidade gabrielense se despediu do advogado e radialista Dagoberto Frederico Russomano Focaccia, que morreu na madrugada aos 82 anos. O velório de Dagô reuniu um grande público entre familiares, amigos, conhecidos e a população gabrielense que veio se despedir do radialista que agora, vive na eternidade.


O velório aconteceu na Capela Nobre da Funerária Santa Rita durante o dia, que foi chuvoso. Não havia quem não falasse e gostasse de ser ouvinte de Dagô, como era conhecido. A Prefeitura de São Gabriel decretou luto oficial de três dias e várias despedidas foram realizadas, além das condolências da família. Por volta das 17h18, o esquife com o corpo de Dagoberto foi levado para o carro fúnebre, para a última viagem, rumo ao Cemitério local.

Nascido em Pelotas, filho de Matheus Focaccia, o empresário fundador do histórico Engenho Gabrielense, e da benemérita social Rosinha Russomano Focaccia.  Advogado por profissão, formado em 1960 pela Universidade Federal de Pelotas – sendo o orador da turma – foi na comunicação que seu nome ganhou popularidade no Rio Grande do Sul.

Sua admirável carreira do rádio – exemplo para jovens radialistas de todo o país – começou em 1948, na extinta Agência  Gaúcha  de  Publicidade  (AGP),  de Homero Valério Costa, conhecido como “Saporiti”. De lá foi trabalhar na Rádio São Gabriel, onde marcou gerações com o   programa “Show da Noite”, atuando até a década de 80 na mesma emissora, sob a gerência de Zenon Figueiró Martins.

Desde 1982 era sócio-proprietário da Rádio Emissora Batovi, onde cria o programa “Chasque da Amizade”, no ar há 36 anos, integrando distâncias e sendo um elo de comunicação do homem do campo. Já teve sua trajetória contada em samba-enredo no carnaval gabrielense, e também foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Gabrielense. Empresário do setor de imóveis, foi também presidente do Lions Clube São Gabriel por três gestões, presidente do Clube Comercial e da Associação São Gabriel de Futebol.

Era casado desde 1962 com a produtora rural Anna Maria Chiapetta Focaccia, com quem se dedicava à filantropia e causas humanitárias, e também ao agronegócio, conservando a histórica Estância Santa Catarina, no Distrito do Suspiro,que em 2005 foi destaque da série “Fazendas & Estâncias”, da RBS TV.  Deixa três filhos – André Matheus, Anna Rita e Ana Marta – e também os netos Theodoro, Tomás e Benício. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/07/2018 23h17
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: