Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

11 junho 2018

Charqueada São João: cenário que conta a história do Rio Grande

Charqueada São João, que tem mais de 200 anos e é preservada pela família Mazza, é um dos principais pontos turísticos de Pelotas e patrimônio histórico nacional
Em Pelotas, uma marca dos tempos áureos da pecuária e da história do Rio Grande do Sul é um importante ponto turístico e foi cenário de grandes produções culturais. Visitada pela excursão de São Gabriel e Vila Nova coordenada pela Reck Turismo, a Charqueada São João, construída em 1810 e reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, é a única que mantém suas características originais e o acervo da época do Ciclo do Charque, que foi um tempo próspero para os gaúchos. O local também foi cenário das produções "A Casa das Sete Mulheres" e "O Tempo e o Vento". A reportagem do Caderno7 conheceu este local histórico, que tem histórias boas e tristes também.



Grupo de São Gabriel e Vila Nova do Sul que visitou a Charqueada neste domingo

Local simboliza o Ciclo do Charque no Estado e foi cenário de produções como "A Casa das Sete Mulheres" e "O Tempo e Vento", filmados em suas dependências
O ciclo do charque teve início em 1780, quando o português José Pinto Martins veio do Nordeste após uma seca que assolou a região e trouxe o conhecimento a respeito do charque para a Região Sul. O local, que foi residência da família do charqueador Antônio José Gonçalves Chaves, foi construído no início do Sécuo XIX às margens do Arroio Pelotas, sendo uma das mais bem sucedidas economicamente. O local funcionou como indústria até 1937.

O local também conta sobre a escravidão. Tal como em todo o Brasil Colonial, a mão de obra no período do Ciclo do Charque era escrava. A Charqueada São João ainda preserva os objetos e ferramentas utilizadas na indústria do charque e mantém a fachada original da Senzala - lugar onde os escravos dormiam, no chão duro, com apenas uma janela gradeada. Os proprietários da Charqueada salientam que esta história é contada para que não se repita.

Fotos mostram recordações das filmagens das produções que foram ambientadas no Rio Grande do Sul

No jardim, destaque para a figueira que teria mais de 500 anos de existência
Também se conta sobre a história da Família Mazza, quando em 1949, a família adquiriu a Charqueada por meio de um presente de amor. Nóris Madeira Mazza viveu sua infância e juventude no local, que pertencia ao seu pai e sempre comentou das boas lembranças. Seu esposo Rafael a presenteou com a São João, como prova de amor e para que ela pudesse reviver os bons momentos da juventude. Ali, eles criaram seus filhos, netos e bisnetos, que seguem preservando seu sonho.

A partir de 2000, após o falecimento de Nóris, a família começou a explorar a Charqueada no potencial turístico, sendo aberta para visitação mediante ingresso. Em 2002, o local foi cenário da minissérie "A Casa das Sete Mulheres", dirigida por Jayme Monjardim e dez anos depois, novamente escolhida por ele para as filmagens de "O Tempo e o Vento". Ela ainda passou por uma restauração em 2010, quando completou 200 anos e hoje, é administrada por Marcelo Mazza.

Gruta de São João Batista, local que também era usado pelos escravos para reza aos orixás, que ficavam escondidos nas pedras

Casa preserva características de sua fundação e foi restaurada em 2010. Visitas podem ser agendadas via internet
No local, são apresentadas as dependências da casa após assistir um vídeo institucional, os jardins, a gruta de São João Batista - retratada no ENART pela União Gaúcha João Simões Lopes Neto, em apresentação que dividiu opiniões. Fazem parte da estrutura turística um passeio de barco e um almoço típico, para quem desejar. O local ainda serve também para visitas de grupos escolares, fotos de formatura e eventos sociais. Por motivos de segurança, não são permitidas fotos ou filmagem na parte interna da Charqueada, mas o que existe lá dentro vale a pena ver com os próprios olhos.

Para quem estiver em Pelotas, vale a pena passar por lá. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail mmazzaterra@gmail.com, ou pelos fones (53) 3228-2425 ou 3015-1810. Informações podem ser obtidas também pelo site www.charqueadasaojoao.com.br. A Charqueada fica na Estrada da Costa, 750, no Bairro Areal, em Pelotas.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/06/2018 21h07 
Contato Redação Site: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.