Inscreva-se para o vestibular da Unopar

Vem aí o Ofertaço Grazziotin em São Gabriel

Venha conhecer o Lojão São Gabriel na Praça Fernando Abbott

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Oficina de Costura

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

"Viva Santa Maria" comemora os 160 anos da cidade Coração do Rio Grande


Santa Maria - Nesta quinta-feira (17), Santa Maria comemora seus 160 anos de fundação com um evento especial que acontecerá a partir das 10 horas no Parque da Medianeira (junto a Basílica, na Avenida Nossa Senhora da Medianeira), com o nome de "Viva Santa Maria". A celebração terá várias atividades durante o dia, até as 22 horas, com shows, passeios turísticos e serviços públicos e é promovida pela Prefeitura.


O evento terá atrações como um trem especial, personalizado como os trens antigos, onde percorrerá os pontos da cidade e personagens que contarão histórias da cidade e a lenda de Imembuí; o show Imembuí Musical, apresentação musical com Debora Rosa, Gisele, Maninho, Pedro Ribas, Pirisca Grecco, Jair Medeiros, Rafael Bisogno entre outros, sendo musical com texto de Orlando Fonseca; mateada e shows com Douglas Braga, Maninho e Mirahil; Escolinha de Trânsito; Maratona Fitness ATC e a unidade móvel de saúde com vacinação contra a gripe, informações sobre saúde, verificação de pressão, testes rápidos (hepatite B, C e sífilis), glicose pela parte da manhã, escovódromo, entre outras.

Além do evento que consiste em reunir os santamarienses para comemorar os 160 anos de história, haverá a realização do Corpus Festival, na Praça Saldanha Marinho (dia 18 e 19 de maio); Taça Santa Maria de Voleibol, no Centro Desportivo Municipal (dia 19); Corrida "Cidade de Santa Maria 160 anos", saindo da Praça Saldanha Marinho (20 de maio, a partir das 7h30); Projeto Medianeira Instrumental (20 de maio, 19h); Mateada no Centro 21 de Abril (20 de maio, 19h); Missa de aniversário (21 de abril); Sarau Literário Academia Santa-Mariense de Letras na Biblioteca Central (21 de maio).

Histórico
A cidade de Santa Maria foi criada por meio de acampamentos das comissões demarcadoras de limites entre as terras de domínio espanhol e português, e devido a discordâncias, esta se dividiu e montou os acampamentos onde hoje está a Praça Saldanha Marinho no ano de 1797, fundando extraoficialmente o que seria a cidade.

Foram levantados ranchos e galpões pelos oficiais que lá se estabeleceram, e indígenas acabaram sendo atraídos ao local por fatores econômicos e sociais, cujo astrônomo da comissão, o sargento-mor Joaquim Feliz da Fonseca Manso, contribuiu ao assentamento. Foi erguida também uma capela provisória. As terras pertenciam à sesmaria do tenente Jerônimo de Almeida, cedidas ao padres Ambrósio José de Freitas. O primeiro a mapear a região foi o engenheiro da comissão demarcadora, o coronel Francisco das Chagas Santos. A comissão foi desmembrada em 1801, desarmando a capela e abandonando o assentamento e seu novo povoado. A atual Rua do Acampamento deve seu nome a esse acampamento original da comissão demarcadora.

Em 1810 o povoado contava com 800 habitantes, integrando a região de Cachoeira do Sul. No mesmo ano foi construída uma capela em terras doadas por estancieiros locais, e o povoado viria a ser incorporado como freguesia de Cachoeira em 27 de julho de 1812. Santa Maria foi elevada à categoria de vila em 17 de maio de 1858 e à cidade em 6 de abril de 1876. Em 7 de maio de 1878, foi criada a Comarca de Santa Maria. Sedia importantes empresas, prédios históricos e universidades, entre elas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonte: Wikipédia

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 15/05/2018 09h00
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: