Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

15 maio 2018

"Viva Santa Maria" comemora os 160 anos da cidade Coração do Rio Grande


Santa Maria - Nesta quinta-feira (17), Santa Maria comemora seus 160 anos de fundação com um evento especial que acontecerá a partir das 10 horas no Parque da Medianeira (junto a Basílica, na Avenida Nossa Senhora da Medianeira), com o nome de "Viva Santa Maria". A celebração terá várias atividades durante o dia, até as 22 horas, com shows, passeios turísticos e serviços públicos e é promovida pela Prefeitura.


O evento terá atrações como um trem especial, personalizado como os trens antigos, onde percorrerá os pontos da cidade e personagens que contarão histórias da cidade e a lenda de Imembuí; o show Imembuí Musical, apresentação musical com Debora Rosa, Gisele, Maninho, Pedro Ribas, Pirisca Grecco, Jair Medeiros, Rafael Bisogno entre outros, sendo musical com texto de Orlando Fonseca; mateada e shows com Douglas Braga, Maninho e Mirahil; Escolinha de Trânsito; Maratona Fitness ATC e a unidade móvel de saúde com vacinação contra a gripe, informações sobre saúde, verificação de pressão, testes rápidos (hepatite B, C e sífilis), glicose pela parte da manhã, escovódromo, entre outras.

Além do evento que consiste em reunir os santamarienses para comemorar os 160 anos de história, haverá a realização do Corpus Festival, na Praça Saldanha Marinho (dia 18 e 19 de maio); Taça Santa Maria de Voleibol, no Centro Desportivo Municipal (dia 19); Corrida "Cidade de Santa Maria 160 anos", saindo da Praça Saldanha Marinho (20 de maio, a partir das 7h30); Projeto Medianeira Instrumental (20 de maio, 19h); Mateada no Centro 21 de Abril (20 de maio, 19h); Missa de aniversário (21 de abril); Sarau Literário Academia Santa-Mariense de Letras na Biblioteca Central (21 de maio).

Histórico
A cidade de Santa Maria foi criada por meio de acampamentos das comissões demarcadoras de limites entre as terras de domínio espanhol e português, e devido a discordâncias, esta se dividiu e montou os acampamentos onde hoje está a Praça Saldanha Marinho no ano de 1797, fundando extraoficialmente o que seria a cidade.

Foram levantados ranchos e galpões pelos oficiais que lá se estabeleceram, e indígenas acabaram sendo atraídos ao local por fatores econômicos e sociais, cujo astrônomo da comissão, o sargento-mor Joaquim Feliz da Fonseca Manso, contribuiu ao assentamento. Foi erguida também uma capela provisória. As terras pertenciam à sesmaria do tenente Jerônimo de Almeida, cedidas ao padres Ambrósio José de Freitas. O primeiro a mapear a região foi o engenheiro da comissão demarcadora, o coronel Francisco das Chagas Santos. A comissão foi desmembrada em 1801, desarmando a capela e abandonando o assentamento e seu novo povoado. A atual Rua do Acampamento deve seu nome a esse acampamento original da comissão demarcadora.

Em 1810 o povoado contava com 800 habitantes, integrando a região de Cachoeira do Sul. No mesmo ano foi construída uma capela em terras doadas por estancieiros locais, e o povoado viria a ser incorporado como freguesia de Cachoeira em 27 de julho de 1812. Santa Maria foi elevada à categoria de vila em 17 de maio de 1858 e à cidade em 6 de abril de 1876. Em 7 de maio de 1878, foi criada a Comarca de Santa Maria. Sedia importantes empresas, prédios históricos e universidades, entre elas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonte: Wikipédia

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 15/05/2018 09h00
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.