Vem para o Natal da Tottal Casa & Conforto

Vem aí o Reveillon Gaudério no CTG Querência Xucra, com animação de Os Serranos, 29 de dezembro

Invista no primeiro shopping center de São Gabriel

Confira os novos cursos na Unopar São Gabriel

Colabore para uma cidade limpa - Jogue Limpo com a sua Cidade

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Anúncio Sicredi novo

Rádio RBC FM - A emissora da comunidade

Chega de pagar caro na sua conta de luz. Ecotec Energy

Vem aí a Festa de Natal do EC Real, em 19 de dezembro

CPERS reúne estudantes, educadores e comunidade escolar em assembleia popular

Assembleia que reuniu professores, alunos e demais integrantes da comunidade escolar aconteceu na sexta-feira, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre
Na última sexta-feira (18), o CPERS Sindicato realizou uma Assembleia Geral Popular de Mobilização, para manter a comunidade escolar mobilizada sobre as consequências de políticas dos Governos Temer e Sartori e que são consideradas destrutivas para a educação pública. O evento, previsto para ocorrer em frente ao Palácio Piratini, foi transferido para a Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, em virtude do mau tempo em Porto Alegre.


O 41º Núcleo do CPERS, que abrange São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul, esteve presente com uma caravana liderada pelo presidente Pedro Moacir Moreira. A iniciativa trouxe para o debate, que ocorreu até o final da tarde, os seguintes eixos: a urgência do pagamento da reposição salarial aos educadores, que já chega a 22,73%, o pagamento do Piso Salarial Nacional, a defesa da educação pública, o repúdio à municipalização e à terceirização pretendida por Sartori, a defesa da Gestão Democrática nas escolas e a defesa intransigente da democracia.

Evento teve por objetivo manter a mobilização de todos para questões graves e urgentes que ameaçam a educação pública
Na abertura da Assembleia, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, alertou a todos que somente com a forte união dos educadores, dos estudantes, da comunidade escolar e dos demais trabalhadores será possível barrar os ataques dos governos Sartori e Temer, ambos do MDB. “Os ataques à classe trabalhadora não serão vencidos com a nossa categoria sozinha. De mãos dadas com nossos estudantes, suas famílias e toda a comunidade teremos muito mais força. Estamos defendendo o futuro dos filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras deste Estado para que tenham um trabalho digno e seus direitos respeitados”, afirmou.

Helenir também comunicou que hoje pela manhã, durante o Conselho Geral do sindicato, foi aprovado um intenso calendário de mobilizações pelo Estado. “Faremos uma caravana que passará por diversas regiões do Estado denunciando os ataques dos governos estadual e federal a toda a população”, afirmou.

Representantes dos 42 núcleos do CPERS estiveram presentes, entre eles São Gabriel
A Assembleia Popular teve também a participação de representantes de outras categorias dos servidores públicos gaúchos, o presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, Claudir Nespolo, e das estatais, Sulgás e CEEE, ameaçadas de extinção por Sartori. O evento aprovou uma Carta Aberta ao povo gaúcho abordando as seguintes eixos: defesa intransigente do Estado Público – educação é direito, não é mercadoria; contra a precarização do trabalho, contra a terceirização; derrotar a Reforma do Ensino Médio do governo Temer; contra a lei da mordaça; em defesa da gestão democrática das escolas, onde a comunidade escolar é quem escolhe as direções com autonomia pedagógica e financeira; defesa intransigente da democracia e contra o desmonte do Estado, via privatizações.

Após o término da Assembleia o diretor do Departamento da Juventude do CPERS, Daniel Damiani, realizou uma roda de conversa com os estudantes, sobre a importância deles na luta em defesa da Educação Pública. Uma nova assembleia geral deverá ocorrer em 20 de junho, em local a ser definido. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de Patrícia Araújo, do CPERS 
Data: 20/05/2018 22h42
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: