Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

16 abril 2018

Opinião do leitor

Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

Senar: Um quarto de século que vale por gerações
Quanto tempo dura uma geração?
Eis aí uma pergunta para a qual não existe uma única resposta, ou ao menos, não existe um consenso amplo sobre qual resposta seria mais aceita.  Alguns dizem que uma geração dura a média do tempo de vida das pessoas em uma sociedade, o que seria hoje algo em torno de 75 anos.  Outros definem “geração” como um espaço de tempo caracterizado por comportamentos e hábitos sociais, e que pode durar entre 30 a 25 anos.  Historicamente, tivemos a chamada “Geração Perdida”, nascidos entre 1883 e 1900 que viveram a Primeira Guerra Mundial; “Geração Grandiosa”, que lutou a segunda Guerra; os chamados Baby Boomers, nascidos após a Segunda Guerra, e que dominaram a política até os anos 80; as gerações X, Y e Z, e assim por diante.


Se é possível que uma geração dure cerca de 25 anos, também é possível que 25 anos tenham impactos definitivos sobre muitas gerações subsequentes. É o que se dá no agronegócio brasileiro com a existência do SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que neste ano de 2018 completou seu Jubileu de Prata.  Desde sua criação através da Lei Federal 8.315, de 1991, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural nasceu, não somente para assegurar formação e qualificação aos empregados do campo, mas especialmente para dotar o empregado rural de um espírito empreendedor, transformando-o num agente de mudanças do processo produtivo.

Não por acaso, o período coincide com o começo de uma grande expansão do agronegócio brasileiro. Se hoje o Brasil produz mais de 200 milhões de toneladas de grãos, equivalendo praticamente a uma tonelada de alimentos por habitante, usando apenas 8% do solo disponível no país, isso se deve não somente ao grande incremento de tecnologia nas lavouras e na pecuária, mas também ao grande número de profissionais que, em todo o Brasil, foram capacitados e treinados para esta nova fase do agronegócio nacional.

Sim, sabemos que ainda há muito a ser feito. Mas graças ao investimento feito em capacitação nos últimos 25 anos, o arquétipo do trabalhador rural como o matuto atrasado e sem estudo, só existe ainda em algumas telenovelas, que não tratam o homem do campo com respeito. Hoje, o trabalhador rural brasileiro é formado, especializado, se prepara para exercer sua atividade, e por conta disso, também é melhor remunerado.  Estes 25 anos de existência do Senar, produzirão ainda um poderoso impacto na economia rural e na vida do país pelas próximas gerações.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.