|
Ação militar na II Guerra Mundial, comandada por Mascarenhas de Moraes (lembrado no busto) completou 73 anos nesta quarta-feira. Solenidade realizada pela Guarnição Federal de São Gabriel lembrou o feito histórico |
Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, são lembrados os 73 anos em que a Força Expedicionária Brasileira (FEB) realizou a chamada "Tomada de Monte Castelo", onde os militares brasileiros realizaram a mais importante operação que contribuiu para os rumos da II Guerra Mundial, na Itália. A data foi lembrada pela Guarnição Federal do Exército em São Gabriel na manhã de hoje, no Espaço Cívico da Praça Dr. Fernando Abbott.
|
Militares das três unidades estiveram presentes à solenidade realizada no Espaço Cívico da Praça Fernando Abbott |
|
Comandante da Guarnição, Coronel Espellet, reverenciou o feito dos pracinhas brasileiros na Itália |
Participaram militares das três unidades existentes na cidade - 9º Regimento de Cavalaria Blindado, 6º Batalhão de Engenharia de Combate e 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada. O Comandante do 9º RCB e Guarnição, Coronel de Cavalaria Marcos Espellet Menezes, salientou a importância do que os pracinhas fizeram no conflito.
"Os verdadeiros guerreiros são os que lutaram para manter a ordem democrática e a paz no mundo, este legado sempre será lembrado por nós", salientou o comandante. As tropas que contiveram o avanço das forças alemãs na Itália foram comandadas pelo Marechal gabrielense João Baptista Mascarenhas de Moraes, lembrado por um busto de bronze disposto na solenidade.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 21/02/2018 09h55
Contato: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com