Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

28 fevereiro 2018

Advogado de Rossano fala sobre inclusão em cadastro de improbidade

Cyro Schmitz falou sobre questão que incluiu nome de Rossano em cadastro da Justiça e que é resultante de multa civil sendo cobrada mas que está sendo contestada, mas que não teria nada a ver com condenação, pois seu cliente foi absolvido em todas as questões que estavam pendentes, disse (foto OAB/RS)
Uma notícia veiculada nas redes sociais gerou muitas dúvidas nos últimos dias, sobre uma suposta condenação do Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, pela Justiça Federal, referente a uma inclusão de seu nome no Cadastro Nacional de Condenados por Improbidade Administrativa e por ato que implique Inelegibilidade (CNCIAI), o que foi veiculada como uma condenação. A respeito disso, contatamos seu advogado, Cyro da Silva Schmitz, que se manifestou em nome de Rossano e disse que a informação era uma verdadeira "fake news" e que isso ocorreu por uma orientação do Conselho Nacional de Justiça, mas que isso está sendo contestado.



Essa questão era referente à ação de improbidade administrativa do Ministério Público que versava sobre um pagamento da folha de pessoal, em 2012 e que foi considerado irregular por deslocar recursos de programas de saúde e educação. Cyro afirmou que em todas as ações existentes contra o atual Prefeito já foram julgadas e dada absolvição e manutenção dos direitos políticos de Rossano. "Não houve mais condenação alguma para indenizar o erário por algum dano, nem perda de direitos políticos. O que ocorreu? O Tribunal aplicou uma multa civil à pessoa do Prefeito, mas que não tem nada a ver com indenização por lesão ao erário. Esta multa é considerada inconstitucional porque configura um abuso por ele já ter sido absolvido. O Supremo decidiu em questão recente que este tipo de multa não pode ser cobrada", afirmou o advogado.

Ele ainda diz que essa inclusão ela atende uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça. "É uma determinação do CNJ, mas que não tem nada a ver com o processo, de que quem responde ou quem já respondeu, seja incluído neste Cadastro enquanto houver essa pendência da multa, mas não há mais nada que o condene ou o responsabilize criminalmente", afirma, ainda dizendo que esta questão talvez não seja cobrada por ser inconstitucional. "Há decisões do Tribunal Federal da 1ª Região que consideram esta multa civil inconstitucional, acreditamos que não seja cobrada nada. Ou seja, o que estão falando por aí se constituem uma verdadeira 'fake news' contra o Prefeito. Tudo o que tinha contra ele e que poderia atingir seu mandato e os direitos políticos, ele foi absolvido", concluiu.

Cyro também falou sobre uma questão que teve sentença recente, que foi o famoso caso da Visatec, que levou em torno de oito anos na Justiça e que resultou em absolvição de Rossano. O caso acabou prescrevendo e não houve punibilidade do réu. "Este caso é de 2004 e o que tinha de ser feito, já foi resolvido em administração anterior. Quando os juízes foram examinar o caso, este foi prescrito e não havia o porque puni-lo. Portanto, ele está absolvido de mais uma questão judicial", finalizou. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 28/02/2018 15h47
Contato: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.