![]() |
Dom Pedrito completa 145 anos de fundação nesta segunda-feira, 30 de outubro. Entre os pontos históricos, se destacam por exemplo a Caixa D'Água, o Palácio Ponche Verde e a Igreja Matriz |
A origem de Dom Pedrito foi a partir do Século XVIII, quando o espanhol Pedro Ansuateguy desertou do Exército espanhol e veio a estabelecer um pequeno povoado, uma vila de contrabandistas e ali ficou assim, crescendo e sendo chamado de Dom Pedrito, principalmente porque seu fundador era alto e magro. Ali, se estabeleceu, abrindo estradas pela região.
O povoado foi iniciado em 1800 e a emancipação de Bagé veio em 1872. Era chamado de Nossa Senhora do Patrocínio de Dom Pedrito e logo após, com o nome atual. Em 1888, foi elevada à categoria de cidade. Atualmente, tem mais de 39 mil habitantes e tem sua economia baseada na pecuária, arroz e soja, e vem buscando retomar o progresso. Tem uma área de 5,192 mil km² e um PIB médio de 600 milhões.
Por um bom tempo e de forma injusta, Ansuateguy foi negado como fundador da cidade por seu passado de desertor e contrabandista. Foram criadas várias histórias e até mesmo tentado a mudança de nome da cidade. Não se sabe ao certo o porque ele desertou do Exército com seus subordinados e se ele morreu ou não na cidade que ajudou a construir. O município foi cenário da paz farroupilha, em Ponche Verde, no ano de 1845.
A cidade tem como Prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, do PP. Entre os vários locais turísticos e históricos, se destacam a Praça Borges de Medeiros com sua Caixa D'Água, o Palácio Ponche Verde, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, o Parque de Exposições Juventino Moura, entre outros. Parabéns para o município por mais um ano de vida, e que possa conseguir evoluir e buscar seu futuro.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 30/10/2017 15h23
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com