Esta será a área de abrangência do Estacionamento Rotativo proposto pela Prefeitura de São Gabriel (foto divulgação) |
O projeto prevê a criação de 1.178 vagas para estacionamento, dividido dentro da chamada "Zona Azul", que abrange toda a Zona Central da cidade, englobando de norte a sul, as ruas Coronel Soares, Duque de Caxias, Coronel Sezefredo e Barão de São Gabriel; e, de oeste a leste, as ruas Celestino Lopes Cavalheiro, Tristão Pinto, João Manoel, General Mallet, Padre Leonel Franca, Travessa Salgado Filho e Andrade Neves.
Dentro do Projeto, a Prefeitura informa que 80% do valor da arrecadação deverá ser destinado para entidades com fins socioassistenciais, como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Pró-Down, APAE-SG e as entidades que trabalham com causa animal. Os 20% restantes serão destinados para subsidiar as despesas com a fiscalização do trânsito. A previsão é de que o estacionamento funcione de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h30 no sábado, das 8h30 às 14h, sendo liberado fora destes horários.
O projeto deverá entrar em discussão na Câmara na quinta-feira, podendo até ter dispensa de pauta para a sua votação o quanto antes, dado que a região Central da cidade sofre com o saturamento de espaços para estacionamento e mesmo com a disposição de alguns lugares para estacionar, muitos carros acabam ficando o dia todo nas vagas.
A gestão anterior tentou implantar o Estacionamento Rotativo, mas ele foi rejeitado por falta de debates do projeto e por conta de que a arrecadação seria somente para políticas de trânsito, onde não foi permitida a destinação para entidades assistenciais. O atual Prefeito, Rossano Gonçalves, afirmou em suas promessas de campanha que implantaria o mesmo, independente de "perder votos ou não".
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 24/05/2017 15h00
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com