Antônio Castegnaro, com a esposa Bernardina, morreu nesta madrugada aos 95 anos (foto Luis Antonio Castegnaro) |
O comunicado do seu falecimento foi dado pelo seu filho, Luis Antônio. Nascido em 22 de março de 1922, no interior de Lagoa Vermelha (RS), filho de descendentes de imigrantes italianos e de infância modesta, Antônio Castegnaro era Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (atual Unijuí), especializado em Orientação Educacional, ministrou aulas em várias cidades do estado, como em Lagoa Vermelha, Soledade e Ijuí. Começou sua história em São Gabriel no ano de 1968, na Escola Estadual XV de Novembro e logo mais, na implantação do Ensino Superior no município com a extensão da Universidade Federal de Santa Maria.
Participou da implantação da Urcamp em São Gabriel, exercendo por muitos anos o cargo de Superintendente Administrativo do Campus local, além de ministrar aulas de Língua e Cultura Latina, no curso de Letras, hoje extinto. Recebeu várias homenagens em vida, inclusive denominando o auditório do Campus I, hoje desativado. Via na educação a realização do ser humano, além de sua realização profissional e pessoal.
Deixa a esposa Bernardina e os filhos Luis Antônio e Laurita. O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Municipal. À família enlutada, às condolências da direção do site.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/04/2017 11h05
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com