23 abril 2017

Edilberto Bérgamo lançará novo CD resgatando a gaita ponto de oito baixos

Teaser do trabalho do instrumentista Edilberto Bérgamo, que será lançado no final de maio (foto divulgação)
O músico gabrielense Edilberto Bérgamo estará em breve lançando um novo trabalho e de forma independente, onde neste álbum, que tem o nome de "Oito Baixos de Botão", resgata a sua origem musical. Ele informou ao Caderno7 que o trabalho é uma forma de resgatar este instrumento que foi essencial em sua carreira.



O CD, que terá 10 faixas autorais com ritmos variados, deverá ser lançado no final de maio e as vendas serão na página oficial do trabalho (facebook.com/oitobaixosdebotao). Edilberto destaca que o instrumento foi determinante para o começo de sua carreira musical e que por meio do álbum, quer ressaltar a sonoridade musical de um dos instrumentos mais singelos e que tem representação na tradição gaúcha.

"Agora busco um tempo que perdi, perdi em virtude de ter uma gaita com mais recurso, recurso este que hoje mais amadurecido como pessoa e como músico afirmo que existiu somente em meu pensamento, pois este pequeno instrumento é tão grande em sonoridade e tão complexo, que me leva por caminhos onde só com ele foi possível chegar. Foi com o seu abrir e fechar do fole, o berro grosso que salta dos baixos, o vencer o mínimo para buscar o máximo, a singeleza das poucas notas, a magnitude da suas ilheiras, o seu mecanismo intocável pelo tempo e juntando as muitas horas compondo, tocando e ouvindo o que ela tem a me dizer é que cheguei no repertório do CD que batizo de Oito Baixos de Botão", afirmou.


O trabalho ainda tem a participação dos músicos Guilherme Collares no violão e Rogério Melo na percussão. As vendas serão feitas pela página do Facebook em breve.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/04/2017 18h18 
Contato: (55) 3232-3766 / 996045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.