Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

20 dezembro 2016

Opinião do Leitor: Visão de Futuro: o Campo em 2017

Tarso Francisco Pires Teixeira
Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel
Vice Presidente da Farsul

Que 2016 se encerra sem deixar muitas saudades, disso praticamente não restam dúvidas. O cardápio de crises foi variado, e os desdobramentos tendem a se refletir, com maior ou menor intensidade, nas atividades produtivas ao longo do próximo ano.  Com este tipo de contingências, o que o agronegócio pode esperar de 2017? As possibilidades são as mais variadas, a depender de quem responde.



Em alguns suplementos rurais de jornais e portais de notícias, já circulam análises otimistas, de um ano promissor para o agronegócio, com novas safras recorde. Ocorre que estes relatórios, normalmente, são elaborados pelo governo, então é importante ressaltar que eles acreditam que o agronegócio terá um excelente desempenho para eles, não necessariamente para a sociedade, menos ainda para o produtor.  As análises divulgadas até agora, falam que os preços em alta deverão beneficiar os produtores, esquecendo-se que os preços dos insumos também cresceram muito por causa da inflação, elevando o custo de produção muito acima da renda do produtor. O agronegócio, felizmente, tem gordura para queimar, mas se a situação macroeconômica se mantiver instável por um prazo muito longo, a competitividade da cadeia pode ser fortemente comprometida.

Na região da Campanha Central, atividades como a silvicultura dinamizaram o mercado de trabalho, e o desempenho da soja e do arroz surpreenderam, apesar da forte estiagem de dezembro de 2015 e das chuvas de abril de 2016. O ciclo instável do clima deve apresentar as mesmas condições, mas a pecuária requer atenção. Justamente no momento em que o país conquista o acesso aos mercados da América do Norte e Japão para a nossa carne “in natura”, um importante conglomerado frigorífico fecha uma de suas unidades no Alegrete.  Isso demonstra que o mercado industrial da carne bovina precisa, urgentemente, repensar e modernizar sua relação comercial com os produtores.  A crise política e institucional, que colocou os três poderes a lutarem entre si, infelizmente não dá sinais de que vá arrefecer em 2017. O novo governo, empossado constitucionalmente com o apoio do setor produtivo, ainda que empenhado na busca de reformas importantes, ainda está devendo a liderança necessária para pacificar o país e promover o crescimento econômico.


A crise econômica é mãe da crise política, mas em 2017, o fim da primeira dependerá muito da segunda.  Se as instituições sobreviverem aos seus representantes inundados em um mar de delações, o país pode viver turbulências, mas pode finalmente atravessar o caminho em direção à bonança.
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.