Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

07 novembro 2016

Congresso anual da ADJORI-RS encerra defendendo a mídia do interior

Confraternização entre associados foi o principal evento da noite de sábado
Em um encontro onde o presente e o futuro dos jornais do interior foram os principais temas, bem como a agregação da mídia digital com a impressa e a valorização junto ao Governo Federal, o 54º Congresso de Jornais do Interior foi encerrado na manhã de domingo (6), com saldos positivos. O evento transcorreu durante todo o final de semana no Hotel Araçá, em Capão da Canoa e reuniu mais de 200 pessoas, entre jornais impressos e online, que foi a novidade desta edição.



Governador Sartori esteve no encontro e recebeu reivindicações dos adjorianos
Na manhã de sábado (5), o Governador José Ivo Sartori participou da abertura do dia de atividades, prestigiando a entidade e destacando a necessidade do Governo de se aproximar das comunidades por meio da mídia do interior. Logo após, o os participantes do evento puderam acompanhar a palestra do Coordenador Jurídico da OCERGS, Tiago Machado, que falou sobre cooperativismo como força de desenvolvimento das comunidades do interior do estado e do Brasil.

Ainda pela manhã, Aline Deparis, diretora executiva da Maven Inventing Solutions, falou sobre como Integrar, e não substituir – Estratégias para rentabilizar com o digital. A tarde, foram realizadas a maior parte das palestras. A primeira ocorreu no início da tarde com Karine Pereira Santana, analista de marketing da ASPIN Tecnologia, que palestrou sobre soluções para o jornal digital.


Brum e Léo apresentaram o portal Qwerty para falar dos jornais online do Estado
Logo em seguida, foi a vez de Marcelo Brum e Léo Vítor do Portal Qwerty, que falaram sobre os jornais online em funcionamento no interior do Rio Grande do Sul. A palestra da equipe do site, sediado em Dom Pedrito, mostra a transformação da informação após a criação do portal, em 2013. Brum e Léo apresentaram as dificuldades no início, as tecnologias usadas e as ações que tornaram o site referência na cidade. A palestra foi uma das que mais repercutiu entre os presentes.

Outras duas palestras encerraram os trabalhos da tarde, Dária Vargas falou sobre a internet das coisas (mundo digital) e jornalista Faustino Borges Munhoz, pós-graduado em administração de marketing e membro do Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização, fez uma palestra motivacional para os participantes.

Sede do Congresso de 2017 foi anunciada e será em São Francisco de Paula, na Serra gaúcha
À noite, os congressistas ainda tiveram uma outra palestra durante o jantar de confraternização. O palestrante foi Dorotéo Fagundes de Abreu, Compositor, Radialista, Jornalista, Empresário, Diretor do Sistema Tarca de Comunicação e presidente do Instituto Cavaleiros Farroupilhas. O tema abordado por Dorotéo, foi a importância do Regionalismo na Formação da Cidadania, Influído na Imprensa do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, foi anunciada a realização do 55º Congresso na cidade de São Francisco de Paula, na Serra, em 2017. A edição deverá contar com jornais do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília, em data a ser definida entre outubro ou a segunda quinzena de novembro.

Carta de Capão
Em assembleia realizada no encerramento do 54° Congresso Anual da Associação dos Jornais de Interior do Rio Grande do Sul (ADJORI/RS), os membros da entidade aprovaram por unanimidade o lançamento da “Carta de Capão da Canoa”. O documento é uma defesa veemente feita pela ADJORI Brasil e todos os seus representados, do interesse coletivo dos seus associados, de que os jornais do interior participem do Plano de Mídia do Governo Federal.

LEIA NA ÍNTEGRA:

CARTA DE CAPÃO DA CANOA
O Conselho Superior da Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil – ADJORI Brasil, reunido nos dias 4, 5 e 6 de Novembro de 2016, em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, por ocasião da realização do 54° Congresso Anual da ADJORI / RS, fez veemente defesa da importância dos jornais do interior para as comunidades brasileiras.
As decisões extraídas desse encontro destacam que “não importa se os jornais são diários ou mensais, se tem 40 páginas ou oito páginas, se estão imprimindo em cores ou em preto e branco, se tem sites com mil ou cem mil internautas. Importa, sim, a informação que está sendo levada a seu público, que é sempre relevante para a comunidade local”.
Ressaltamos que os jornais do interior – qualquer que seja a sua periodicidade – têm o respeito e a credibilidade junto às comunidades em que circulam, pois são seus porta-vozes. Lutam por suas reivindicações, defendem as mesmas bandeiras e os mesmos ideais de desenvolvimento e justiça social.
Para a ADJORI BRASIL, o papel da Associação, como entidade representativa de um setor tão importante para democracia e a vida nacional, é o de abrigar em seus quadros os grandes, os médios e, também, os pequenos jornais do interior, aqueles que às vezes são o único veículo de comunicação numa comunidade. “Os jornais do interior preservam a história e as tradições dos municípios nos mais diferentes rincões do país, contribuindo para desenvolvimento local e a formação da cidadania”.
Assinam:
ADJORI Brasil
ADJORI Rio Grande do Sul
ADJORI Santa Catarina
ADJORI Paraná
ADJORI São Paulo
ADJORI Mato Grosso
ADJORI Espírito Santo
ADJORI Rondônia
ADJORI Sergipe
ADJORI Rio de Janeiro

Além da Carta de Capão da Canoa, que será encaminhada para a Secretaria de Comunicação do Governo Federal e Casa Civil, os dirigentes das ADJORIs irão procurar os Deputados Federais de seus Estados para tratar do assunto. Confira agora, as imagens do último dia de encontro:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/11/2016 11h56 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.