Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

29 março 2016

Unipampa: EsAbe retoma atividades com o tema "O que é universidade?"

EsAbe teve seu primeiro encontro de 2016 na tarde desta segunda, no LICA da Unipampa São Gabriel. Primeiro tema foi o debate o papel da universidade na sociedade
Na tarde desta segunda-feira (28), o Grupo de Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia (EsAbe) do Campus local da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inciou as atividades deste ano. O Grupo, que promove debates com os acadêmicos e a comunidade em temas relevantes, abriu a programação de 2016 com o tema "O que é universidade", que visou refletir e pensar o que é a universidade, o que é feito por ela e o que é possível fazer. O encontro foi realizado no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Ciências Ambientais (LICA) da universidade.



Professor Rafael Cruz versou sobre o tema para os presentes
O debate foi conduzido pelo professor da Unipampa, Rafael Cruz, com a participação dos professores Jefferson Marçal da Rocha e Filipe Victoria. Na apresentação, Rafael fez um breve histórico das universidades, bem como sua transformação ao longo do tempo, onde estas foram surgir no Brasil a partir de 1888, visto que Portugal não implantou centros acadêmicos no País. "O projeto de universidade no Brasil visava representar e formar lideranças oligárquicas, mas ao longo das décadas foi tendo seus objetivos modificados pelas lutas de professores e alunos", explicou. Ele também ressaltou o papel da universidade pública na formação de uma sociedade mais igualitária.

No painel, se debateu também a necessidade de lutar pela autonomia das universidades públicas para que se dê a liberdade de construção do conhecimento e de que as próprias instituições possam tomar suas decisões. O debate teve grande participação de alunos da universidade e convidados, que fizeram vários questionamentos sobre o tema.


Haverão vários encontros, com temas já definidos. O próximo é sobre Migração Humana, marcado para 16 de abril, seguido nesta ordem pelos temas "Cultura do Hip Hop" (3 de maio), "Cultura dos games" (24 de maio), "Redes Sociais" (7 de junho), "Sociologia do Rock" (29 de junho). O EsAbe ainda conta com a participação do Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento, Meio-Ambiente e Sociedade (GPDEMAS) e também é aberto à comunidade.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 29/03/2016 10h29 
Contato: (55) 3232-3766 / 96045197 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Grande ESABE, promovendo amplas discussões de extrema importância para a comunidade gabrielense. Há um ano atrás o ESABE começava os seus primeiros passos, já sendo um espaço reconhecido para que o conhecimento seja construído e se dissemine. Parabéns a todos envolvidos.

    ResponderExcluir

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.