Projeto da biblioteca homenageia Layr Nuñez (foto arquivo C7) |
Está marcada para as 17h desta quinta-feira (26), na sede do INSS de São Gabriel, a inauguração da primeira Biblioteca Comunitária Layr Contino Nuñez. O projeto é do Lions Clube de São Gabriel e será difundido para toda a comunidade. Segundo o presidente do clube, Márllon Maciel, a ideia é expandir as bibliotecas comunitárias para os bairros e, numa terceira fase, para as comunidades da zona rural.
“Estamos buscando espaços privados para instalar nossas bibliotecas, já que a Prefeitura negou a instalação delas em espaço público. O INSS nos procurou para oferecer espaço para abrigar a biblioteca número 1, o que nos encheu de entusiasmo para dar sequência ao projeto. Faremos uma grande festa nesta quinta”, detalhou o presidente, destacando o papel da gerente Maria Aparecida Salvadé para a concretização da parceria. Márllon salientou que mais 2 bibliotecas serão inauguradas nos próximos dias. “Estamos garantindo que sejam instaladas em locais onde a Prefeitura não tenha nenhuma interferência”, explicou.
O Lions batizou o projeto com o nome do sócio-fundador do clube, Layr Contino Nuñez, que morreu em março. “O Layr, de quem eu tinha ordem para não usar o pronome de tratamento formal, foi um militar exemplar, um cidadão reconhecido, um filantropo, mas acima de tudo, um intelectual. Sempre incentivou a cultura e a leitura, então merece seu nome eternizado para a posteridade”, afirmou o presidente. As bibliotecas Layr Contino Nuñez estão sendo confeccionadas integralmente com recursos do Lions. Mais informações para doação de livros podem ser obtidas pelos telefones 3232-1546, 3232-0395 ou na Rádio Batovi.