Documento entregue pelo MST aos vereadores contém fortes ameaças se contas não forem votadas (foto divulgação) |
Após um tempo de calmaria, a tensão tomou conta na noite desta segunda (5) na Câmara de Vereadores de São Gabriel. Integrantes do Governo Municipal - CCs e Secretários Municipais - e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi à Câmara pressionar os vereadores para que votem as contas dos ex-prefeitos Balbo Teixeira (PSB) e Rossano Gonçalves (PDT), que teriam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e estão no Legislativo para análise dos vereadores. A questão se tornou polêmica pela entrega de um documento em nome do MST onde eles protestam pela reprovação das contas sob pena de que os vereadores se tornariam "inimigos" do movimento se os mesmos reprovarem o parecer do TCE.
A sessão da Câmara foi curta, mas repercutiram as ameaças do MST. A correspondência dizia o seguinte: “...estamos aqui para protestar pela omissão dos vereadores em levar a plenário as contas dos ex-prefeitos Balbo e Rossano, referente aos exercícios de 2008 e 2011, que o TCE encaminhou para a Câmara desde o início do ano, sem que tenham sido levadas a votação por omissão dos vereadores que usam nosso dinheiro com diárias e não cumprem seu dever...”. Por fim, o referido movimenta declara desde já “como nossos inimigos os que por conchavo político votarem em desacordo com o Tribunal de Contas do Estado”, gerando polêmica.
Parte dos manifestantes foi barrada de entrar, visto que o plenário já estava com a capacidade esgotada por medidas de segurança. No final da sessão, litros de leite teriam sido jogados na porta da Câmara em protesto. Nas redes sociais, vereadores afirmaram que só vão votar as contas no momento certo e que "não tolerarão pressões ou ameaças".
A ação, embora dentro do direito de manifestação, foi bastante discutida nas redes sociais por conta que a ação foi condenada e encarada como "terrorismo" e forma de "intimidação". A ação seria uma tentativa de tirar da corrida eleitoral os dois nomes que poderiam vir a vencer o PT na eleição de 2016. Os fatos foram relatados como aconteceram.