Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

17 outubro 2015

Myrta Luza Dias Rieth é homenageada no Parque Assis Brasil

Placa que denomina pista de julgamentos como Myrta Luza Dias Rieth foi descerrada neste sábado. Clima de forte emoção marcou a homenagem à saudosa personalidade
Em um momento de forte emoção, mais de um ano após sua despedida prematura, o Sindicato Rural de São Gabriel reverenciou neste sábado (17) à tarde, a memória da professora e produtora rural Myrta Luza Dias Rieth. A pista de julgamentos da morfologia equina, bovinos e ovinos passa a levar seu nome e a inauguração aconteceu na tarde deste sábado, com a presença de familiares, amigos e produtores presentes. 


A homenagem era prevista para a 81ª Expofeira, mas as chuvas acabaram transferindo-a. A ausência de Myrta é muito sentida pela comunidade, por sua dedicação com o agronegócio e a cultura local e regional, por meio de suas obras literárias. O Presidente do Sindicato Rural, Tarso Teixeira, quase não conseguiu se pronunciar devido à emoção. Ele lembrou a colaboração que Myrta deu para o agronegócio local, principalmente na presidência do Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos (NGCCC), onde reorganizou o setor no município.

Em nome da família, Jorge Borges agradeceu e lembrou a dedicação de Myrta para a cultura e o agronegócio. O sobrinho da homenageada, Jorginho Dias, interpretou a música "Mulher Pampeana", composta em homenagem a ela. Logo após, foi descerrada a placa que oficializa a denominação da pista de julgamento morfológico, juntamente com familiares e o presidente do NGCCC, Daniel Teixeira.

A placa traz os seguintes dizeres: "Homenagem do Sindicato Rural de São Gabriel ao brilhantismo e dedicação de uma notável líder rural e ativista do campo que exerceu com excelência o comando do Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos e imortalizou em seus livros a arte, cultura e história do campo e sua gente", descrição que também foi entregue aos familiares.

Saiba mais
Myrta Luza se destacou como incentivadora da criação de cavalos crioulos. Foi ativa militante do Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalo Crioulo (NGCCC), e em seu mandato na presidência, trouxe para São Gabriel uma etapa classificatória do Freio de Ouro.  Como artista plástica, foi professora de escolas municipais, Coordenadora do Curso de Artes Plásticas da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e também da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). 

Seu amor ao campo e às artes plásticas, está presente nos livros que escreveu: “Estâncias Históricas e Antigas de São Gabriel”, “Casarões – História e Arquitetura de São Gabriel” e “Estâncias Históricas e Antigas de São Gabriel e Santa Margarida do Sul”, todos pela Editora Alcance. Em suas obras, Myrta registrou a riqueza estética de casarões urbanos e rurais, retratando a pujança do agronegócio na história da região. 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.