Sucursal da RBS fechou as portas em Livramento: sem notícias locais (foto reprodução Google Maps) |
Sant'Ana do Livramento - A decisão da RBS TV de terminar com os blocos de notícias do interior vem se refletindo e gerando controvérsias. Uma das mais significativas fechou as portas nesta semana, com o fechamento da sucursal da emissora em Sant'Ana do Livramento. A notícia foi recebida com incredulidade pelos colegas de imprensa na cidade.
A sucursal, que funcionava há mais de 20 anos na cidade, era composta pela repórter Elenice Vieira e o cinegrafista Paulo Leal, e foi fechada sem maiores explicações. A informação, segundo o Jornal A Plateia, é de que as sucursais estão sendo totalmente extintas no Estado - a sucursal de São Gabriel por exemplo, foi extinta há anos - e que outros postos de trabalho estão sendo extintos, com realocação de profissionais para outras cidades.
A mudança foi feita pela RBS TV, extinguindo os blocos locais de jornalismo nas suas regiões, tanto no Jornal do Almoço quanto do RBS Notícias. O material gerado e veiculado é diretamente de Porto Alegre, o que vem gerando reclamações dos telespectadores. Isso indica uma crise no grupo, onde chegou a se cogitar uma possível saída do diretor-presidente do Grupo RBS, Duda Melzer.
Se por um lado é ruim, por outro, as mídias locais e regionais poderão aproveitar a oportunidade para se fortalecer, oferecendo o conteúdo que agora não é mais apresentado pela RBS.