Evento debaterá caminhos para aumentar a excelência e reprodução dos rebanhos (foto SENAR/RS) |
Próxima etapa do evento será sediada na região sudoeste do Estado, nos dias 16 e 17 de setembro
Por Graciela Freitas/Especial C7
Bagé sediará, nos dias 16 e 17 de setembro, a 72ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que abordará o tema “De Onde Virão os Terneiros?”. O evento acontece no Salão Nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé, das 8h às 17h, direcionado para os produtores. Também está previsto um dia de campo na véspera (16/09), com visitação a duas propriedades – estâncias Santa Adelaide e Da Mina. O objetivo do debate é mostrar os caminhos para aumentar a excelência na atividade pecuária e a eficiência reprodutiva dos rebanhos.
As visitações do dia de campo iniciam às 9h, na Estância Santa Adelaide, localizada na estrada da Serrilhada, e seguem à tarde para a Estância da Mina, em Joca Tavares, com encerramento previsto para às 16h.
Diferente das demais edições, os fóruns terão início à noite, no próprio dia 16, no Sindicato Rural de Bagé, com a mostra de experiências internacionais, por meio do painel com o veterinário do Instituto Nacional de Tecnologia da Argentina (INTA), Dr. Martin Correa Luna, e com o produtor rural, Marcos Blua, também de Santa Fé. Após, acontece um coquetel para os participantes.
No dia seguinte, acontece o seminário, com cadastramento a partir das 8h e abertura oficial às 8h30min. De acordo com Umberto Moraes, coordenador de Formação Profissional do SENAR-RS, a proposta do fórum é disseminar a discussão sobre a eficiência reprodutiva dos rebanhos.
Pela manhã, o professor da UFRGS, José Fernando Lobato, abre o ciclo de palestras com o tema “Produza mais e melhores terneiros”, às 9h. Na sequência, acontecem as apresentações de Rafael Silva, da SSTT da Virbac, com o tema “Doenças reprodutivas nos rodeios de cria”; e do médico veterinário, João Ricardo Martins, da Fepagro/RS, que falará sobre “O carrapato dos bovinos e estratégias para diminuir seus prejuízos”.
O painel da tarde inicia com “Impacto da IATF nos rodeios de cria”, com Dr. Guilhermo de Nava, às 13h30min. Depois será a vez do Dr. Jamir Luís da Silva, da Embrapa Clima Temperado, falar das “Pastagens de alto rendimento para rodeios de cria em ILP”. O encerramento do evento fica a cargo do economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que abordará “Análise e perspectivas para o mercado e os custos da pecuária de corte”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.casaruralrs.com.br, ou pelo telefone (51) 3221 6460. A 72ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do SENAR-RS, com promoção da Farsul e Casa Rural e conta com o apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Departamento de Zootecnia da UFRGS e Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé.
Programação completa
Dia 16/09, quarta-feira
Manhã de Campo (saída da Associação e Sindicato Rural de Bagé - Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Av. Portugal, 495, Bagé/RS)
8h30 – Estância Santa Adelaide, propriedade de Rodolfo Belmonte Moglia e Jaqueline Moglia - Serrilhada – Bagé/RS
Almoço – Sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé (Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães - Av. Portugal, 495, Bagé/RS)
Tarde de Campo
14h – Estância da Mina, Propriedade de Eduardo Seabra Nogueira – Joca Tavares – Bagé/RS
16h – Encerramento
Noite
Local: Salão Nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé (Av. Portugal, 495, Bagé/RS)
19h – “Sistema CBI – Cria Bovina Intensiva na Província de Santa Fé/Argentina”, com Martin Correa Luna (Médico Veterinário INTA – Venado Tuerto, Santa Fé) e Marcos Blua (produtor rural – Venado Tuerto, Santa Fé)
21h – Coquetel (Sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé)
Dia 17/09, quinta-feira
Local: Salão Nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé (Av. Portugal, 495, Bagé/RS)
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura oficial
9h – “Produza mais terneiros”, com José Fernando P. Lobato (Prof. Departamento de Zootecnia da UFRGS)
9h55 – Intervalo
10h15 – “Doenças reprodutivas nos rodeios de cria”, com Rafael Silva (Responsável técnico SSTT da Virbac/Uruguai)
11h10 – “O carrapato dos bovinos e estratégias para diminuir seus prejuízos”, com João Ricardo Martins (Médico Veterinário, responsável técnico do Laboratório de Parasitologia – Saúde Animal – Fepagro/RS)
12h10 – Almoço (Sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé)
13h30 – “Impacto da IATF nos rodeios de cria”, com Guillermo de Nava (Dr., profissional liberal no Uruguai)
14h25 – “Pastagens de alto rendimento para rodeios de cria em ILP”, com Jamir Luis Silva da Silva (Eng. Agr, D.Sc., Embrapa Clima Temperado, Pelotas/RS)
15h30 – Intervalo
15h45 – “Análise e perspectivas para o mercado e os custos da pecuária de corte”, com Antônio da Luz (Economista-chefe do Sistema Farsul)
16h45 – Encerramento