Trinta anos após o desaparecimento da peça original, réplica do galo voltará ao alto da torre do atual Museu (foto arquivo C7) |
Uma informação foi nos confirmada nesta quinta-feira e que pode ser o final de uma luta para restituir um símbolo cultural da comunidade. A réplica do galo de bronze que existiu no alto da Igreja do Galo, hoje Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, será colocada no alto da torre do prédio nesta segunda-feira, 6 de julho. O projeto foi idealizado pelo Movimento de Resgate Cultural de São Gabriel em 2014.
A solenidade acontecerá a partir das 17h30. O galo de bronze foi concebido a partir de uma réplica em fibra de vidro elaborada por Rodrigo Porciúncula e Emerson Fernandes, e então, foi levada para várias autoridades e agentes culturais com o apoio de vários parceiros e voluntários. O médico e incentivador cultural Manoel Francisco de Macedo foi quem deu o importante passo ao patrocinar a construção da réplica em bronze, que foi entregue ao museu em 30 de setembro de 2014.
A peça original foi trazida das missões em 1805 para ser colocada no alto da antiga igreja e foi roubada em 11 de setembro de 1985, antes da demolição do velho prédio. E agora, sua réplica ocupará um lugar histórico.