Galo retornou ao alto da torre da antiga igreja, hoje Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim. Mas visão ficou estranha por conta de estar em uma haste que não existia e meio "torto" |
Um símbolo da cultura e história gabrielense retornou ao seu lugar no final da tarde de segunda-feira (6). A Prefeitura colocou a réplica do galo de bronze no lugar do seu original, que existia no alto da torre da Igreja Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, atual Museu.
Galo pode ser visto da rua. Original foi roubado em 1985 |
O galo foi colocado no alto da torre pelos Bombeiros. Mesmo sendo um resgate histórico, ficou estranho pelo fato da estátua ter ficado em uma haste de metal e torta, sendo fora da composição original. Segundo fontes, haveria tempo para ser colocada em uma estrutura ideal para que o galo ficasse bem estruturado, mas parece que a pressa da Prefeitura em fazer parte da história acabou comprometendo o visual.
O galo, trazido no Século 18 pelo Marechal João de Deus Menna Barreto, foi colocado no alto da Igreja e furtado em 1985, em um fato que até hoje permanece no mistério. A ideia de retomar uma réplica partiu do Movimento de Resgate Cultural de São Gabriel e foi endossada pelo médico Manoel Francisco de Macedo, que patrocinou a confecção do galo de bronze.