Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

07 julho 2015

Editor do Caderno7 conta experiência profissional no Seminário do EJA da Escola Marques

Editor do Caderno7 (ao centro, de azul) conversou com os estudantes do EJA do Marques Luz sobre a profissão de jornalismo, no Seminário desenvolvido pelas turmas
Em uma conversa agradável com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual José Sampaio Marques Luz, o editor do Caderno7, jornalista Marcelo Ribeiro, foi convidado para falar sobre a profissão de jornalismo no Seminário Integrado, na noite de segunda-feira, 7 de julho. A atividade abordou além do jornalismo, os temas de Enfermagem e Primeiros Socorros.


A atividade teve apresentação das profissões e atividades pelos alunos. Em cerca de meia hora, o editor do Caderno7 falou sobre sua trajetória profissional e os caminhos percorridos para atingir a credibilidade no meio jornalístico em onze anos de profissão, caminho este iniciado no extinto "O Nosso Jornal" em 2004. Ele também relatou porque criou um site de notícias, primeiramente com o antigo blog Contexto Online e atualmente o Caderno7, que completa cinco anos em novembro.

"A criação de um blog de notícias veio para suprir a demanda e necessidade de São Gabriel ter um meio de informação virtual, quase inexistente na época, em 2009. Hoje, temos um site que não é só da cidade, mas de uma região toda e que abrange todos os públicos e classes sociais", explicando ainda que a trajetória serviu para acertos, erros e também para avaliar sobre o que melhorar em relação ao que viu nos órgãos de imprensa em que trabalhou. Ele também falou sobre a profissão no Rio Grande do Sul, os cursos e as principais dificuldades, como baixa remuneração e interferências no trabalho da imprensa. 

Nisso, Marcelo relatou que o caminho é cada vez a informação ser mais independente e rápida, para isso, o leitor deve tomar cuidado com as fontes de informação. "Cada vez o acesso à informação é mais aberto, não é aquela coisa restrita e exclusiva de certas classes sociais. Todo mundo tem um celular com internet, um computador em casa e fica muito mais fácil compartilhar informação. Mas temos que tomar cuidado com as fontes, ver se elas são confiáveis", alerta. Ele ainda disse que este é o caminho da informação, estar multiplicada e cada vez mais presente nos lares brasileiros. Concluindo, o jornalista salientou que estar na atividade vale a pena por que traz as histórias dos fatos e das pessoas contado por sua ótica e transcrevendo-as como ocorrem. "O segredo sempre é gostar do que se faz, que é o que aplicamos em nossa profissão, sem esquecer da ética no jornalismo", pontuou.

Após, o jornalista respondeu as perguntas dos alunos presentes. Ainda foram abordados os temas Enfermagem, com a participação da técnica de enfermagem Andréia e Primeiros Socorros, com o aluno Heliovaner Paz. O convite ao Caderno7 foi feito por uma das organizadoras, a aluna Mirian Santos, e foi uma experiência que agradecemos pela oportunidade. 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.