Documentário, que aborda o drama de quem cai no vício em drogas e sua luta para sair dele na Fazenda Esperança, foi exibido nesta quarta aos militares do 9º RCB, em São Gabriel |
Uma produção inédita e que visa a conscientização para as consequências do uso de drogas e a luta para sair do vício foi exibido nesta quarta-feira (1º), em São Gabriel. A equipe da Faculdade de Comunicação Social (FACOS) da Urcamp, coordenada pelo professor e jornalista Glauber Pereira, apresentou o documentário "Pra Sempre", que foi gravado em Bagé apresentando a luta de ex-dependentes e o trabalho da Fazenda Esperança, que desenvolve o trabalho na cidade. A exibição foi para os militares do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, nos turnos da manhã e tarde.
A atividade foi materializada por meio de contatos do comandante da unidade, Tenente-Coronel Evandro Lupchinski, com Glauber, para que os militares pudessem ter consciência das consequências do uso indiscriminado de drogas em suas vidas. Por outro lado, mostrar também que a recuperação é possível. O documentário, produzido pelo Curso de Comunicação Social da Urcamp, tem 25 minutos de duração e aborda a questão da dependência química por meio da história dos membros da Fazenda Esperança, fundada há dois anos por Franco Fabian, também presente ao evento. A Fazenda é mantida por doações da comunidade e atende atualmente trinta dependentes. As histórias apresentadas foram fortes e emocionantes.
Fabian falou sobre sua experiência e a criação da Fazenda para ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo problema que ele passou |
Após o documentário, foi realizado um debate com os militares |
Após a exibição do documentário, os presentes fizeram um debate. Glauber falou sobre o impacto que o consumo de drogas pode causar na sociedade, destruindo famílias e pessoas. Franco relatou sua experiência como ex-usuário de drogas e que a partir de um contato com um idoso, resolveu buscar ajuda e ajudar aqueles na mesma situação, assim como debateu com os militares sobre a liberação da maconha.
Comandante da unidade, Ten. Cel. Lupchinski destacou a importância do trabalho e também de debater esta questão no ambiente militar |
O jornalista Jeferson Vainer, responsável pela filmagem e edição do documentário, falou sobre as possibilidade que os jovens de hoje têm de acesso à informação e como podem tomar decisões que podem afetar toda a vida dos jovens, como o uso ou não das drogas. Glauber ainda pontuou dizendo que com isso, também quer que cada cidade tenha um Centro próprio de tratamento. "Sabemos que onde não há este tipo de tratamento terapêutico, a responsabilidade recai sobre o CAPS AD, mas isso acaba sendo muito mais caro ao Poder Público", frisa.
O Tenente-Coronel Lupchinski finalizou agradecendo a oportunidade que a equipe do Curso de Comunicação Social proporcionou de mostrar de forma realista este mal que causa ainda sérios prejuízos na sociedade atual. O documentário teve mais uma exibição à tarde, para mais um grupo de militares. Acompanharam ainda a delegação, Reni Vilamil, também diretora do documentário e Gabriel Bonilha, que fez parte da fotografia do mesmo. Ele foi exibido em várias entidades, e agora percorre as unidades militares. Para maiores informações sobre o documentário e sua exibição, elas podem ser obtidas pelo fone (53) 3242-8244.