Rosário do Sul abre comemorações dos 139 anos a partir de segunda-feira (foto arquivo C7) |
Rosário do Sul - Na próxima segunda-feira, 13 de abril, iniciam-se as atividades e eventos que farão parte da Programação da Semana de Rosário. As comemorações acontecerão durante toda a semana, culminando no domingo, 19 de abril, data da fundação do município. Elas estarão concentradas principalmente na Praça Borges de Medeiros e no Teatro João Pessoa.
O município foi elevado à categoria de Vila em 19 de abril de 1876, após ser desmembrado de Rio Pardo e teve sua primeira Câmara instalada em 25 de abril de 1877. O município foi chamado somente de Rosário, até que nos anos 40, um plebiscito foi feito para decidir se o município mudava de nome (para evitar confusões com a cidade argentina de Rosário), mas o nome atual foi mantido, com o acréscimo da terminação "do Sul".
Tem sua economia alicerçada na agricultura, pecuária, silvicultura e citricultura, além do turismo na época de verão, com a Praia das Areias Brancas e diversos eventos como o Rainha da Praia Internacional, a Gauderiada da Canção Gaúcha e o seu Carnaval. Confira
13 de Abril – Segunda-feira
Praça Borges de Medeiros
9h - Abertura da Semana de Aniversário do Município Apresentações - Banda Marcial Saci e Grupo de Dança e Vida
Exposições - Espaço Cultural da Batalha do Passo do Rosário- vídeos institucionais do Exército Brasileiro, Delegacia de Policia Rosário do Sul e Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
9h - Abertura dos Jogos Escolares com desfile dos atletas até o Ginásio Ervilhão
10h - Concurso de Poemas – Seleção e exposição no Centro Cultural – Parceria Casa do Poeta e empresas de transporte coletivo - Recital Poético
14h30min - Concurso “Flagrante de Leitura 2015” – Exposição e entrega de certificado aos participantes e vencedores. Parceria Casa do Poeta
Praça do Estudante
18h - Caminhada pela Paz até a Praça Borges de Medeiros com Celebração pela Paz às 19h30min
Piquete Os Laçadores
20h - Campeonato de Truco
14 de Abril – Terça-feira
Praça Borges de Medeiros
9h - Exposições - Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social e ARDA - Associação Rosariense de Defesa dos Animais.
9h às 17h - Recreação na praça - Loja Mundo Real – Oficina de pintura e desenhos, pintura facial infantil, atividades com massa de modelar, brincadeiras e distribuição de brindes e brinquedos infláveis.
15 de Abril – Quarta-feira
Praça Borges de Medeiros
8h - Exposições - Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
Teatro João Pessoa
8h - Programa Agrinho e Concurso Festejos Farroupilhas 2014 - Entrega de certificado e premiação.
9h - Palestra “Aspectos Psicológicos, Sociais e Jurídicos da Violência Infantil”, Psicóloga Suzana Braum - Departamento Estadual da Criança e do adolescente – DECA (Escolas Municipais).
13h30min às 15h - Palestra musicada com Carlos Orlando Pereira.
15h - Palestra “Aspectos Psicológicos, Sociais e Jurídicos da Violência Infantil”, Psicóloga Suzana Braum - Departamento Estadual da Criança e do adolescente – DECA (Escolas Municipais, Estaduais, CRAS, CREAS, CAPS, CITAP e Conselheiros Tutelares).
16h30min - Apresentação- Grupo de Capoeira Rasteira nas Drogas – ACROSUL e Dança.
20h - Apresentação da Cia. de Teatro e Dança Plácido de Castro.
16 de Abril – Quinta-feira
Praça Borges de Medeiros
8h Exposições - Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
14h Encontro de Prendas, Patrões de entidades tradicionalistas de Rosário do Sul com Palestras e Vídeos – Ciranda das Prendas e paixão sem fronteiras.
EEEM Plácido de Castro e IEE Dep. Ruy Ramos
9h - 13h30min - Palestra “Aspectos Psicológicos, Sociais e Jurídicos da Violência Infantil”, Psicóloga Suzana Braum - Departamento Estadual da Criança e do adolescente – DECA
16h - Entrega medalhas dos Jogos Escolares
17 de abril – sexta-feira
Praça Borges de Medeiros
9h - Formatura do 4º RCC em homenagem ao Dia do Exército. II Seminário Regional Pastoral da Criança, Feira da Economia Solidária. Exposições - Delegacia de Policia Rosário do Sul. Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social. Secretaria de Indústria e Comércio.
Teatro João Pessoa
9h e 14h - Lançamento do Livro Menino da Lua – Jonara Nifa Gabbi
19h30min - Lançamento do Livro “Haram”, autor rosariense Bassi.
18 de abril – Sábado
Teatro João Pessoa
9h - Congresso Municipal de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias COMAMEC – UVB e Seminário Regional Comunitário FEGAM/RS
CTG Adaga Velha
15h - Abertura Rodeio Taça Rosário – Rédeas de Ouro.
19 de Abril – Domingo
Radio Marajá
10h às 12h - Programa alusivo ao Aniversário de Rosário do Sul.
Estádio Centenário
15h - Abertura do Campeonato Municipal de Futebol 2015.
CTG Adaga Velha
16h- Chegada da Cavalgada do Xirú Velho - Coordenadoria Municipal Tradicionalista e Encerramento do Rodeio Taça Rosário – Rédeas de Ouro.
Praça Borges de Medeiros
16h - 1º Canta Rosário do Sul e Mateada/Show – Associação dos Músicos Rosarienses e Associação dos Trovadores de Rosário.
17h - Homenagem aos 139 anos do município.
18h - Encerramento da Semana de Rosário.