Quarenta crianças participarão das atividades do Pelotão Esperança em 2015 |
Nesta segunda-feira (6), o Pelotão Esperança iniciou as atividades de 2015, com a formatura e apresentação dos alunos que participarão da atividade social que foi iniciada em 1998, entre a Prefeitura de São Gabriel e o 9º Regimento de Cavalaria Blindado. As crianças receberão atividades educativas, esportivas e pedagógicas no turno inverso da Escola, bem como o ensino de noções cívico-militares.
Ten. Cel. Lupchinski e o Prefeito Roque Montagner assinaram o convênio para mais um ano do Projeto |
A formatura apresentou os meninos e meninas que farão parte do programa durante este ano e que foram selecionados pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. Ao todo, quarenta crianças paticipam das atividades do projeto, que ainda tem como parceiros o Serviço Social da Indústria (SESI), Urcamp e Unipampa.
O 9º RCB disponibiliza além do espaço físico, cinco militares para o desenvolvimento das atividades do Pelotão Esperança. Nas terças e quintas-feiras as crianças participam do Projeto Atleta do Futuro do SESI, sob a coordenação do Professor Dinarte. Nas segundas e quartas-feiras, as atividades ficam a cargo do 9º RCB e dos profissionais técnicos da Secretaria.
O convênio foi assinado entre o comandante da unidade, Tenente-Coronel Evandro Lupchinski e o Prefeito Roque Montagner. O projeto surgiu em 1998, de conversações entre o então Prefeito Rossano Gonçalves e o comandante do 9º RCB na época, Tenente-Coronel Cezar Augusto Skilihan Teixeira, inspirado em um projeto similar desenvolvido em Uruguaiana. Há dezessete anos, o projeto é desempenhado em São Gabriel, tendo tido algumas interrupções mas sempre retomado.