Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

16 abril 2015

Papo Reto no Caderno7

João Pedro Lemos
Colunista do blog

Desafios para uma nova educação
A origem da palavra educar vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora) + ducere (conduzir, levar), e significa literalmente 'conduzir para fora', ou seja, preparar o indivíduo para o mundo. Eu sempre defendi a tese de que educar é ligar o individuo a sua realidade e situá-lo dentro dela. Pois bem, no meu entender aqui entra o primeiro desafio à educação, a experiência já começa a não servir de respaldo, porque o grande problema é justamente os desafios da atualidade, onde as vivências pedagógicas não são mais compatíveis.


Hoje as crianças vivem num mundo totalmente informatizado, seja com o celular, seja com tablet, seja com o computador, a própria TV está se tornando informatizada, então ai está o novo desafio, penso que as escolas brasileiras, especialmente na educação infantil precisam sofrer uma reforma, pedagógica e física, substituindo principalmente os meios, o tradicional não é o que as crianças e jovens vão conviver, a realidade tanto de crianças, jovens e pais é bem diferente em relação à proposta pedagógica atualmente usada, tudo mudou, vai continuar mudando não para o tradicional, mas para frente, para o novo, então no meu modesto entender penso que a educação tem que ser pensada a partir da realidade, porque não adianta prepararmos o educando para viver num mundo que não existe mais, assim fazendo estamos deixando de educar, fugindo do conceito, então é hora de rever o todo.

A educação precisa sofrer um choque pedagógico, voltar a ligar o individuo a sua realidade, precisa se atualizar, o mundo é outro, os conceitos são outros, à hora é de renovar.

No meu entender os meios tecnológicos podem ser usados na formação do aluno e conceitos básicos da convivência e formação do cidadão, partindo do princípio no uso do interesse pessoal para esse tipo de trabalho. É nesse ponto que a educação está pecando, foge do interesse, foge da realidade, é hora de religar o indivíduo a sua realidade é preciso educar a educação novamente. É necessário desenvolver estudos neste sentido para que a educação gere interesse, sempre dentro da realidade. Claro que tratando

desta questão, especialmente em nível profissional escreveria páginas e páginas, mas tratando-se de educação infantil entendo que é hora de mudar mesmo...

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.