Capa do último exemplar impresso do jornal O Sul, que deixa de existir nessa quarta (foto divulgação) |
Porto Alegre - Sendo um dos primeiros jornais do Estado e do País totalmente em cores, o Jornal "O Sul", pertencente à Rede Pampa de Comunicação, deixou de circular em versão impressa nesta quarta-feira, 8 de abril. Segundo um comunicado na capa do próprio jornal, o aumento do dólar, que implicou no reajuste dos custos industriais, teria pesado na decisão de encerrar as atividades do jornal impresso. "O Sul" passa a ser online.
O aumento dos custos - papel, tintas e demais insumos - pressionado pela disparada do dólar somado ao baixo rendimento da receita publicitária influenciaram na decisão. Segundo a Pampa, o jornal seguirá online, no site do periódico e em aplicativos nas lojas virtuais da Apple, Android e Windows, com o mesmo padrão. Ele pode ser acessado também pelo endereço www.osul.com.br.
O fim do jornal impresso não significa o fechamento do parque gráfico. A Empresa Jornalística Pampa começará a disponibilizar o mesmo para serviços de impressão e distribuição terceirizada de jornais, abrindo mais uma alternativa no Estado. O jornal iniciou circulação em 2001, com a promessa de ser um jornal popular, o que acabou abortado com o surgimento do Diário Gaúcho. Seu formato é similar a uma revista.
Circulava em Porto Alegre, Região Metropolitana e nas regiões de cobertura de sinal da TV Pampa - na região, o jornal circulava em Santa Maria. O Sul é o primeiro jornal a deixar de circular no Estado e a se tornar digital. O Jornal do Brasil seguiu o mesmo caminho em setembro de 2010, após mais de 120 anos de circulação como impresso.