Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

21 abril 2015

Há 30 anos, morria Tancredo Neves, o Presidente que não tomou posse

Em 21 de abril de 1985, Tancredo Neves morria após um mês de agonia e sete cirurgias. Eleito presidente, não pode realizar o sonho de mudanças no Brasil (foto arquivo)
Há 30 anos, em 21 de abril de 1985, o Brasil vivia um dia triste, no meio da redemocratização do País. Eleito o primeiro presidente após o fim do Regime Militar - ainda que indiretamente por um Colégio Eleitoral formado pelo Congresso Nacional, em janeiro daquele ano - Tancredo de Almeida Neves não resistiu a uma série de problemas de saúde e faleceu no dia de Tiradentes, após uma via-crúcis que o Brasil acompanhava com agonia desde 14 de março, véspera de sua posse.


Advogado e empresário nascido em 4 de março de 1910 em São João Del-Rei (Minas Gerais), Tancredo teve sua vida política desde 1953, quando foi Ministro da Justiça e Negócios Interiores do segundo Governo de Getúlio Vargas, entre 1953 e 1954. Foi deputado federal, primeiro-ministro no breve período parlamentarista do país em 1961 e 1962, Ministro da Fazenda em 1962, Governador de Minas Gerais em 1983 e 1984. Apesar das mobilizações das ruas pelas Diretas, Tancredo concorreu a presidente na eleição feita pelo Colégio Eleitoral e venceu Paulo Maluf.

Tancredo teve como vice José Sarney, mas devido à fortes dores abdominais, não pode assumir o cargo. Ele foi internado no Hospital de Base em Brasília, mas a situação se agravou. Ele foi transferido para o Hospital de Clínicas de São Paulo. Passou por sete cirurgias para tentar controlar as complicações. Enquanto isso, brasileiros de todas as crenças e religiões rezavam pela melhora do presidente eleito, somado à tensão de que a democracia fosse novamente fragilizada. Sarney acabou assumindo a presidência do País até 1990, quando Fernando Collor foi empossado.

No entanto, na noite de domingo, 21 de abril, o pior aconteceu. Tancredo faleceu vítima de septicemia (infecção generalizada) e o momento de sua morte foi anunciado em rede nacional pelo jornalista e porta-voz da Presidência na época, Antônio Britto. Lamento informar que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Tancredo de Almeida Neves, faleceu esta noite no Instituto do Coração, às 10 horas e 23 minutos [...]", disse no momento em que o plantão da Rede Globo entrava no ar, durante o programa Fantástico. Por ironia do destino, Tancredo morria no mesmo dia em que Joaquim José de Almeida Xavier, conhecido como Tiradentes, que morreu por tentar libertar o Brasil do domínio de Portugal.

A comoção foi grande em todo o País. Sua morte representou o fim de um sonho de milhões de brasileiros, que eram as mudanças que acabaram vindo anos depois. Tancredo foi sepultado na terra natal, e sua morte ainda é motivo de controvérsia até hoje. A eleição de Tancredo marcou o fim de uma transição para a volta da abertura política e da democracia no Brasil, que apesar dos pesares, é fortalecida hoje. Confira o vídeo daquela noite (o volume do mesmo está baixo):


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.