Presidente do Comitê Regional da Qualidade de Bagé, Cristian Berny, palestrou sobre a Qualidade de Gestão nos negócios (foto Código Assessoria/Especial Caderno7) |
Bagé - “Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos”. Com essa frase do americano William Edwards Deming foi iniciado o calendário de reuniões abertas da Associação de Jovens Empreendedores (AJE) na noite de ontem. O primeiro encontro de 2015 convocou os presentes para muitas reflexões acerca da Qualidade na Gestão de seus negócios. O convidado para discorrer sobre o tema foi o presidente do Comitê Regional da Qualidade de Bagé, entidade da qual a AJE é mantenedora, Cristian Berny.
Ele apresentou o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e seu principal produto: o Modelo de Excelência na Gestão. “Consiste em uma ferramenta de apoio gerencial simples, dinâmica e adaptável a todas as organizações, sejam grandes ou pequenas e independentes do segmento a qual pertençam”, explicou.
Berny falou sobre todos os fatores que compõem o Modelo, destacando que o principal benefício que ele oferece é o “pensamento sistêmico”, ou seja, a oportunidade de fazer a análise do negócio como um todo. “A vantagem do MEG são as reflexões que ele promove. É preciso parar, periodicamente, e analisar todos os fatores que envolvem o conjunto da empresa”.
O presidente do Comitê aproveitou a oportunidade para falar sobre as ações da entidade, que promovem a aproximação do empresariado regional com a Qualidade, e sobre os prêmios oferecidos pelo PGQP, que avaliam e reconhecem as empresas do Estado que investem em melhorias na gestão.
NETWORKING – Após a explanação, a AJE Bagé promoveu um momento de networking, em que todos os presentes puderam se apresentar ao grande grupo. “Gerar negócios é um dos pilares da entidade, então, as reuniões abertas são momentos propícios para que isso aconteça”, observou o presidente da AJE, Vinicius Assumpção. As reuniões abertas ocorrem sempre na primeira segunda-feira de cada mês.