Museu está na fase final de reformas e deverá ser inaugurado em maio (foto DECOM/PMSB) |
São Borja - A reforma do Museu Getúlio Vargas está em fase de conclusão, e o evento de inauguração da obra já está sendo organizado. A primeira reunião da organização do evento aconteceu na manhã de sábado (21), com o secretário de Turismo, Cultura e Eventos, Antonio Sartori Corin e sua equipe, a coprodutora do projeto Maria Aparecida Herok, da empresa Cida Cultural, e os professores da Universidade Federal do Pampa Tiago Costa Martins e Marcela Guimarães.
O projeto de restauração e ampliação do patrimônio cultural tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul tem o patrocínio da AES Sul, através do financiamento do Pró-cultura RS (Lei de Incentivo à Cultura), com o apoio do (IPHAE) e parceria da Prefeitura de São Borja. O planejamento e a gestão do projeto cultural são da Lahtu Sensu Administração Cultural e da Cida Cultural.
A previsão de inauguração é dia 28 de maio, em evento em frente ao Museu. Foi tratada sobre a programação para o evento, presenças já confirmadas e convites. A intenção é integrar a comunidade, e não restringir a um pequeno grupo. Além da apresentação do local, o evento deverá ter também coquetel, shows, oficinas e outras atrações ainda não definidas.
Pensou-se também na formação de uma associação, como forma de integrar a comunidade aos museus de São Borja, valorizando a história do município e possibilitando a continuidade de projetos na área sócio-cultural da cidade. Para a produtora, Maria Aparecida, São Borja tem grandes tesouros, e o acervo do Museu Getúlio Vargas é um dos maiores.
Após a reunião, a equipe realizou a visita técnica do Museu, com a presença de Lucia Silber da empresa Lathu Sensu, para verificar o andamento da obra. O prédio original recebeu reparos e reforços necessários na estrutura. Os trabalhos de restauração do telhado foram concluídos com a colocação de telhas francesas novas, em substituição às antigas e à cobertura de zinco, além da afixação da sub cobertura. Foi instalada uma nova fiação da rede elétrica e das tubulações do ar condicionado. Também foram retiradas algumas tábuas do piso. Também foi construído um prédio novo que ficará anexo à antiga casa do presidente. O local abrigará a reserva técnica do Museu.
Foi concluído o vigamento da janela arqueológica, a colocação de esperas elétricas e do sistema de ventilação, além da cobertura dos elementos que farão parte da janela, protegendo o local durante a obra. Após a conclusão das obras, serão instalados o mobiliário, acervo e equipamentos da reserva técnica. A programação completa do evento deverá ser divulgada em breve.