Encontro do grupo em Dom Pedrito deu importante passo para a formação da Associação dos Jornais Online da Metade Sul (fotos divulgação) |
Encontro em Dom Pedrito reuniu sete das onze empresas das regiões Campanha, Centro, Fronteira-Oeste e Zona Sul
Em reunião realizada no sábado, dia 07 de março de 2015, no Auditório da Qwerty Escola de Educação Profissional, em Dom Pedrito, um passo importante para o jornalismo online foi dado, a formação da Associação dos Jornais Online da Metade Sul do Rio Grande do Sul (AJOMSul). Pelo que se tem conhecimento, esta é a primeira associação de jornalismo de internet do Brasil e é formada por onze jornais das regiões Campanha, Centro, Fronteira-Oeste e Zona Sul.
Representantes dos órgãos de imprensa que deverão fundar a Associação, inédita na imprensa estadual |
O encontro contou com a participação de Caroline Motta e Márcia Solares (Gazeta de Rosário, de Rosário do Sul), Marcelo Ribeiro (Caderno 7, de São Gabriel), Marcelo Marques e Vinicius Duarte (Portal Notícias Farrapo, de Caçapava do Sul), Luis Garcia (Jornal do Garcia, de São Sepé), Murilo Góes (Panorama Lavrense, de Lavras do Sul), Tainã Valadão (Mundo Piratini, de Pirantini) e Marcelo Brum e Elliézer Garcez (Portal de Notícias Qwerty, de Dom Pedrito).
Também integram a Associação os jornais online: Alegrete Tudo (Alegrete), representado por Jucelino Medeiros, Flaviane Favero e Riander Albuquerque; Folha do Sul (Bagé), representado por Rochele Barbosa; Tribuna do Pampa (Candiota), de Claudenir Munhoz e A Platéia (Santana do Livramento), representado por Ralph Quevedo.
A formação da AJOMSul tem por objetivo fortalecer o jornalismo online na Metade Sul do Estado, com troca de informações e experiências, cursos de qualificação, além de garantir os suportes técnico e jurídico para o livre exercício das atividades dos profissionais que trabalham nos jornais integrantes da Associação.
A próxima reunião da Associação dos Jornais Online da Metade Sul do Rio Grande do Sul será realizada no dia 11 de abril, no Auditório do Provedor Farrapo, em Caçapava do Sul.