Banda desapareceu em acidente aéreo no dia 2 de março de 1996 (foto divulgação) |
A notícia foi recebida com incredulidade. Os Mamonas Assassinas foram fundados em 1990, como a banda "Utopia", que tocava rock. Mas depois de descobertos pelo produtor musical Rick Bonadio, conhecido por lançar talentos para a música brasileira, eles mudaram o estilo e viraram a banda irreverente que emplacou sucessos como "Pelados em Santos", "Vira-Vira", "Robocop Gay", "Chopis Centis", entre outros de um disco único lançado em 1995.
A banda conquistou principalmente as crianças e fazia cerca de oito shows por semana. As últimas apresentações no RS foram no Planeta Atlântida e na Festa da Uva, em Caxias do Sul. A banda retornava de Brasília quando o acidente aconteceu. O avião tentou arremeter, mas se chocou com a Serra da Cantareira, matando a todos na hora. O Brasil chorou naquele domingo, 2 de março.
Em São Gabriel, a Rádio São Gabriel transmitiu com boletins vindos diretamente da Rádio Líder FM, onde ela fazia parte de rede na época. A Escola Estadual XV de Novembro, ao receber os alunos que iniciavam o Ensino Médio, tocou sucessos da banda. Anos depois, o grupo foi homenageado em 2013 pelo Bloco Diretoria, com samba composto por Marcel da Cohab e Ricardo Moreno. Confira um dos sucessos da banda e mate as saudades da irreverência dos Mamonas: