Há um ano, Rivadávia Barbosa Corrêa nos deixava para sempre (fotos arquivo C7) |
Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, completa-se um ano da despedida de um mestre do rádio em São Gabriel. Há um ano atrás, perdíamos o radialista e advogado Rivadávia Barbosa Corrêa, após lutar longo tempo pela saúde. Riva, como era conhecido, era diretor da Rádio Brasil Comunitária FM (RBC FM) e teve uma longa vida de serviços prestados à comunidade.
Respeitado na comunidade, Rivadávia militou no jornalismo desde a juventude, participando de grandes coberturas e momentos da política gaúcha. Desenvolveu varias funções políticas e passou por grandes empresas de comunicação durante sua vida gloriosa. Ele chegou a ser Chefe de Gabinete do então Governador Ildo Meneghetti, nos anos 60 e colaborou com rádios da capital do Estado.
Atuou em várias rádios da cidade, como a Rádio Querência 98.3 FM, onde apresentou vários programas e desenvolveu projetos. Foi diretor da extinta Cooperativa Rural Gabrielense nos anos 80, na tentativa de salvar a empresa em crise. Teve seu maior ato de desprendimento ao enfrentar a crise de frente e às custas do patrimônio pessoal, pagou os salários dos funcionários em dia.
Em 1999, quando a cidade tinha perdido sua rádio local - vendida para a Band FM - Rivadávia foi ousado e determinado ao buscar a primeira rádio comunitária para São Gabriel. Assim nasceu a RBC FM, com uma programação voltada para os gabrielenses e acolhendo a vários comunicadores que passaram pelas rádios locais.
Riva tinha uma opinião respeitada, irreverente e marcante no rádio gabrielense. Foi o fundador da RBC FM |
Riva também foi assessor parlamentar durante o Governo Rossano Gonçalves. Com uma opinião respeitada, trazia às vezes códigos ou recados com muito bom humor no jornalismo da RBC, como as partidas do "transiberiano", ou os contatos com o "Gerrrvásio" ou o "Araponga" para falar de fatos políticos ou ainda o "homem do capote" e o "fantasminha camarada". Era admirado por todos os lados políticos, em uma terra onde falar de política é delicado.
Rivadávia "atacando" de DJ na reunião dançante do programa "Os bons tempos estão de volta" no BTC em 2011 |
Aos domingos, sua marca registrada era trazer as músicas que não rodavam mais nas rádios, com o saudoso programa "Os bons tempos estão de volta", que trazia um grande número de ouvintes nas manhãs de domingo, enquanto preparavam o churrasco ou mateavam ouvindo as "clássicas e confirmadas" do Riva. O programa teve ainda festas dançantes, onde o DJ era o próprio Rivadávia.
Após lutar pela saúde devido a vários problemas, Rivadávia nos deixou na madrugada de 5 de fevereiro de 2014. A perda consternou a comunidade, mas a missão continua na RBC FM com sua esposa, Bibinha Hoffmann e equipe.
A missa de 1 ano de falecimento será nesta quinta-feira, às 19 horas, na Igreja Matriz. A saudade fica para sempre, de uma personalidade que fez história no jornalismo local.
A missa de 1 ano de falecimento será nesta quinta-feira, às 19 horas, na Igreja Matriz. A saudade fica para sempre, de uma personalidade que fez história no jornalismo local.