FESTEJOS FARROUPILHAS 2024 DE SÃO GABRIEL - Confira a programação

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Mês Farroupilha Peruzzo - Mercado raiz tem oferta o mês inteiro

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

05 fevereiro 2015

Rivadávia Barbosa Corrêa: um ano de saudade

Há um ano, Rivadávia Barbosa Corrêa nos deixava para sempre (fotos arquivo C7)
Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, completa-se um ano da despedida de um mestre do rádio em São Gabriel. Há um ano atrás, perdíamos o radialista e advogado Rivadávia Barbosa Corrêa, após lutar longo tempo pela saúde. Riva, como era conhecido, era diretor da Rádio Brasil Comunitária FM (RBC FM) e teve uma longa vida de serviços prestados à comunidade.


Respeitado na comunidade, Rivadávia militou no jornalismo desde a juventude, participando de grandes coberturas e momentos da política gaúcha. Desenvolveu varias funções políticas e passou por grandes empresas de comunicação durante sua vida gloriosa. Ele chegou a ser Chefe de Gabinete do então Governador Ildo Meneghetti, nos anos 60 e colaborou com rádios da capital do Estado.

Atuou em várias rádios da cidade, como a Rádio Querência 98.3 FM, onde apresentou vários programas e desenvolveu projetos. Foi diretor da extinta Cooperativa Rural Gabrielense nos anos 80, na tentativa de salvar a empresa em crise. Teve seu maior ato de desprendimento ao enfrentar a crise de frente e às custas do patrimônio pessoal, pagou os salários dos funcionários em dia.

Em 1999, quando a cidade tinha perdido sua rádio local - vendida para a Band FM - Rivadávia foi ousado e determinado ao buscar a primeira rádio comunitária para São Gabriel. Assim nasceu a RBC FM, com uma programação voltada para os gabrielenses e acolhendo a vários comunicadores que passaram pelas rádios locais.

Riva tinha uma opinião respeitada, irreverente e marcante no rádio gabrielense. Foi o fundador da RBC FM
Riva também foi assessor parlamentar durante o Governo Rossano Gonçalves. Com uma opinião respeitada, trazia às vezes códigos ou recados com muito bom humor no jornalismo da RBC, como as partidas do "transiberiano", ou os contatos com o "Gerrrvásio" ou o "Araponga" para falar de fatos políticos ou ainda o "homem do capote" e o "fantasminha camarada". Era admirado por todos os lados políticos, em uma terra onde falar de política é delicado.

Rivadávia "atacando" de DJ na reunião dançante do programa "Os bons tempos estão de volta" no BTC em 2011
Aos domingos, sua marca registrada era trazer as músicas que não rodavam mais nas rádios, com o saudoso programa "Os bons tempos estão de volta", que trazia um grande número de ouvintes nas manhãs de domingo, enquanto preparavam o churrasco ou mateavam ouvindo as "clássicas e confirmadas" do Riva. O programa teve ainda festas dançantes, onde o DJ era o próprio Rivadávia.

Após lutar pela saúde devido a vários problemas, Rivadávia nos deixou na madrugada de 5 de fevereiro de 2014. A perda consternou a comunidade, mas a missão continua na RBC FM com sua esposa, Bibinha Hoffmann e equipe.

A missa de 1 ano de falecimento será nesta quinta-feira, às 19 horas, na Igreja Matriz. A saudade fica para sempre, de uma personalidade que fez história no jornalismo local. 

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.