Encontro da Juventude Tradicionalista teve 5ª edição durante o Rodeio do Caiboaté. Palestras aconteceram na sede do Real, ao lado da Sede Campestre, em Santa Margarida do Sul |
Neste domingo (8), a Juventude da 18ª Região Tradicionalista se reuniu em Santa Margarida do Sul, durante a 33ª Festa Campeira do CTG Caiboaté. Enquanto as disputas corriam soltas na pista da Sede Campestre, jovens tradicionalistas debatiam vários temas na sede do Esporte Clube Real, que ficava do lado, durante o dia no 5º Encontro da Juventude Gaúcha.
Vindos de várias cidades da 18ª RT, os jovens acompanharam uma programação repleta de palestras com temas importantes, segundo o que informou a 2ª Prenda Juvenil da Região, Raiana Ferreira. As palestras começaram pela manhã, com a 3ª Prenda Adulta do RS, a gabrielense Bárbara Schneider, que falou sobre o tema "Ser Prenda e Estar Prenda".
Prendas do Estado deram palestras aos jovens |
Peões e Prendas demonstraram trabalhos culturais realizados |
A programação seguiu pela parte da tarde com mais palestras. A 2ª Prenda Adulta do RS 2011/2012, Muriel Machado, falou sobre o "Verdadeiro Papel dos Concursos de Prendas" e depois, foi a vez da 1ª Prenda da Gestão 2008/2009, Janine Appel, com a palestra "Formação de Futuras Lideranças do Tradicionalismo - Importância do Jovem neste Contexto". Entre as palestras, ações tradicionalistas foram desenvolvidas pelos peões e prendas da 18ª RT.
Raiana destacou que a programação foi realizada em parceria com o CTG Caiboaté. "Agradecemos a todos que participaram, porque é importante o jovem tradicionalista se atualizar e estar presente, assim como fortalecermos o tradicionalismo e a cultura entre os jovens", sintetizou.
Participaram jovens das seguintes entidades: CTG Querência Xucra, PTG Rancho da Amizade, CTG Caiboaté (São Gabriel), GAN Campo Aberto, CTG Prenda Minha (Bagé), CTG Herança Paternal, Departamento Cultural Alma Gaúcha (Dom Pedrito) e CTG Sentinela dos Cerros (Caçapava do Sul).