| Cerca de 200 indigenas vieram de várias partes do país para homenagear Sepé em São Gabriel |
Cerca de 200 indígenas lembraram hoje os 259 da morte do líder guarani Sepé Tiaraju, neste sábado (7), em uma série de atividades que estão tendo o apoio da Prefeitura Municipal. As ações estão ocorrendo desde quinta-feira, 5 de fevereiro, no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas. Neste sábado, uma missa, "Terra Sem Males" foi rezada no local que Sepé teria morrido, na Sanga da Bica.
| Pouco público na missa "Terra Sem Males", realizada na Sanga da Bica |
| Padres Oberdan, de São Gabriel, e Alex, de Dom Pedrito, presidiram a missa |
Debates estão ocorrendo no Parque Tradicionalista, reunindo os índios vindos de várias partes do País e Mercosul. Na manhã de sábado, eles se dirigiram para a localidade de Caiboaté, onde fizeram rituais e celebrações para lembrar os indígenas mortos na batalha ocorrida em 1776, na chamada "Guerra Guaranítica".
Prevista inicialmente para as 9h30, a Missa "Terra Sem Males" acabou iniciando às 11h30, com a chegada dos indígenas. Houve pouco comparecimento da comunidade na celebração que foi presidida pelos padres Alex Kloppenburg, de Dom Pedrito, e Oberdan Longhi, de São Gabriel. Estiveram presentes também o padre marista Antônio Cechin, maior difusor de Sepé Tiaraju e o Frei Sérgio Gorgen, personagem presente nos embates entre ruralistas e o MST no começo dos anos 2000 em São Gabriel.
A Semana de Sepé será concluída logo mais à noite, com a inauguração de uma estátua de concreto aramado com a imagem do líder morto em 1756, durante batalhas contra os portugueses e espanhóis na região e que ficará nas proximidades da Sanga da Bica.












0 comentários via Blogger