Salau afirmou "surpresa" com exoneração e relatou irregularidades que estariam acontecendo na Secretaria de Serviços Urbanos |
O Assessor de Trânsito da Secretaria de Serviços Urbanos, Pedro Salau, foi exonerado do cargo de forma surpreendente. O próprio procurou a redação do Caderno7 para falar sobre sua saída, considerada "surpreendente" pelo mesmo e aproveitou para revelar que ocorrem irregularidades na Secretaria, que é coordenada por Valtemar Freitas Ribeiro (Xuxu). Ele afirmou que a pasta é uma verdadeira "colônia de férias"
A demissão
Salau, que é filiado ao PSB, estava trabalhando na Secretaria desde o começo de 2013, resultado do apoio ao Governo na campanha eleitoral. Ele explicou que soube da exoneração quando o decreto foi publicado e foi procurar o seu chefe imediato, o chefe do OMETRAN (Órgão Municipal de Trânsito), Roberto Venturini, que também ficou surpreso. Ao buscar os motivos, também falou com o Prefeito Roque Montagner e o Secretário de Obras, Felipe Abib para interceder no caso, que também declararam "surpresa com o ocorrido". Nesta busca, ele foi informado de que a ordem partiu do Secretário Xuxu.
"Fomos falar com ele para saber o porque de termos sido exonerados e ele nos disse que em política é assim, que foi para 'enxugar a secretaria' e que precisava fazer isso, elogiou nosso serviço. Para nossa surpresa, descobrimos que um cargo de confiança dele foi remanejado para a função que eu fazia, uma pessoa ligada ao secretário, o que desmente estas alegações de enxugamento".
A decisão foi considerada "estranha" por Salau, pois ele afirma ter cumprido todos os seus deveres, citando que efetuou a demarcação dos estacionamentos nas ruas centrais, instalação e pinturas de faixas de segurança, proporcionando mais segurança no trânsito e tendo reconhecimento da comunidade gabrielense. Também citou que prestou serviços quando o município foi atingido por temporais, sempre presente nestes momentos.
Denúncias de irregularidades
Salau afirmou que após conversar com o secretário, denunciou várias irregularidades que estariam ocorrendo no dia-a-dia e que muitas delas são consideradas gravíssimas. "Vamos citar algumas delas que ocorrem e não poderiam acontecer. Tais como: funcionários não-autorizados, os detentos (que prestam serviço comunitário na parceria da Prefeitura com a SUSEPE) servindo de telefonistas e usando os computadores para acessarem redes sociais; protegido do Secretário adulterando a folha-ponto para receber integralmente o salário e vantagens do próprio Secretário; a Secretária do Secretário sempre andando na rua em sua companhia, ao invés de estar na sede da pasta; uso irregular de veículo público para conduzir o Secretário de casa para o trabalho e vice-versa, todos os dias; o Secretário dirigindo o veículo público, o que não é permitido por lei, durante as férias dos motoristas; e pessoas não-autorizadas, os detentos, no controle do ponto", afirmando que esta liberdade aos detentos coloca em risco a credibilidade da pasta.
Ele vai mais além, dizendo que a Secretaria de Serviços Urbanos é uma verdadeira "Colônia de Férias", onde seus funcionários não cumpririam obrigações. "Os funcionários fazem o que querem, tendo tempo para lazer, acessando redes sociais e usando telefone de serviço, sessões de piadas, reuniões de fumantes, tudo dentro da área da Secretaria. E tudo isso acontece aos olhos do Secretário, que no meu entender, não está preparado para exercer tal função em uma Secretaria de ponta como tal",
Ampliação das denúncias
Salau se diz chateado com a decisão e que vai denunciar as irregularidades, sendo que irá procurar os vereadores para relatar a situação. "Sempre participamos de caminhadas, bandeiraços, manifestações, mas nada foi suficiente para nos manter no cargo. Mas pessoas nunca vistas nisso, encontram-se em atividade na administração, privilegiadas e de partidos opostos", disse.
Finalizando, ele pergunta se o Governo Municipal quer pessoas que trabalham ou quem atende seus próprios interesses. "Que tipo de pessoas interessam para a administração? Os que agregam e trabalham por competência aos olhos do povo, ou os que se mantém no anonimato e aqueles que nunca participaram de caminhadas a favor do partido?", concluiu.
Nota da redação
O Caderno7 entrou em contato via Facebook com o Secretário de Serviços Urbanos, Valtemar Freitas Ribeiro, para buscar o contraponto às acusações de Salau. Solicitamos ao Secretário que possa entrar em contato conosco, o espaço está aberto para a sua manifestação.