Um movimento iniciado por produtores rurais e representantes da sociedade civil em novembro do ano passado em Araçatuba (SP) após percorrer cidades como Presidente Prudente (SP) e Londrina (PR), realizará seu novo encontro nacional no Rio Grande do Sul, na cidade de São Gabriel (RS), no dia 02 de Fevereiro. A informação é de um dos articuladores nacionais do movimento, o presidente da União Democrática Ruralista Luiz Antônio Nabhan Garcia, e o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira.
O objetivo proclamado da Frente, segundo seus organizadores, é mobilizar a sociedade civil para protestar contra o governo Dilma Rousseff, os escândalos de corrupção, o novo pacote econômico do Ministério da Fazenda e a precariedade dos serviços públicos. No que tange ao agronegócio, o movimento se coloca contrário à cooptação da Confederação Nacional da Agricultura pelo governo, simbolizada pela ascensão da presidente da entidade, Kátia Abreu, ao ministério da Agricultura.
Entretanto, as lideranças do setor ressaltam que o movimento não é classista, e inclui representações de toda a sociedade civil. “Este não é um movimento da UDR ou somente dos produtores. É um movimento dos brasileiros”, pondera Nabhan Garcia. “Temos organizado reuniões que tem tido a presença de representantes da classe médica, da OAB, de religiosos, enfim, de toda a sociedade. Porque todos os setores da população são vítimas do descalabro do atual governo federal, e é hora de dizer um basta”, ressalta Tarso Teixeira, que ressalta não participar do movimento como vice-presidente da Farsul, mas sim como presidente do Sindicato Rural de São Gabriel.
São esperados produtores rurais e líderes sociais de diversas cidades dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para o evento.