Em sessão que durou seis horas, vereadores votaram pela cassação do Prefeito rosariense por 12 a 1 |
Um acontecimento entrou para a história da política regional e estadual nesta quarta-feira (5). O Prefeito de Rosário do Sul, Luiz Henrique Antonello (PSB), foi cassado em votação realizada na Câmara de Vereadores da cidade, no final da tarde. Antonello perdeu o mandato após a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apurar que a contratação da empresa Techno Sistemas foi irregular por ter sido feita sem licitação.
Antonello foi cassado por 12 votos a 1. O único voto favorável foi do vereador Eduardo Ustra Ribeiro (PDT). Votaram pela cassação do Prefeito os vereadores Ademir Mello, Rogério Azevedo, Guma Júnior (PTB), Rafael Pinto, Catarina Vasconcelos (PPS), Adriano Dornelles (Democratas), Leonardo Vargas, Alsom Pereira da Silva, Fabiano Barrozo (PP), Álvaro Gonçalves (PRB), Edmundo Rosa (PSB) e a presidente Cíntia Souza (PDT), que deu o voto derradeiro.
Apoiadores de Antonello foram até a Câmara, mas tropas da BM fecharam a frente do prédio |
A sessão foi aberta com a leitura do relatório final, de 35 páginas, durante duas horas, pelo vereador Leonardo. Durante a tarde, todos os vereadores se manifestaram, durante 15 minutos e logo após, a defesa do prefeito Antonello. Após isso, foi procedida a votação. Do lado de fora, funcionários, secretários e cargos de confiança acompanharam a sessão transmitida pela Rádio Marajá, com manifestações a cada vereador. No final, tensão com o resultado, quando o grupo presente foi até a Câmara e foi contido pela Brigada Militar. Os vereadores foram escoltados pela Polícia para sair do Palácio Augusto Brasil de Carvalho.
Com a cassação, Antonello terá que deixar o cargo. Ele poderá recorrer à Justiça. A vice-prefeita, Zilase Rossignolo (PTB), deverá ser empossada como Prefeita nas próximas horas, após notificação da Câmara à Justiça Eleitoral. Em entrevista à imprensa da capital, Antonello disse ter sido vítima de um "linchamento político" e que vai recorrer da decisão na Justiça. Com isso, a política de Rosário teve este fato na quarta-feira.