O vereador Adão Santana (PTB) tem insistido em reivindicações para a RS-630 - que está com projeto de asfaltamento engavetado no Governo Estadual - e ingressou com mais duas solicitações relativas à manutenção da estrada que liga São Gabriel à Dom Pedrito.
Ambos são endereçados ao Governo do Estado e o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER). A primeira versa sobre uma solicitação para que seja feita uma inspeção técnica nas pontes do Passo do Pinto e do Pedroso, que estariam em péssimo estado de conservação e sem sinalização. Inclusive, uma delas que seria provisória foi instalada no ano de 2002 e virou permanente, sendo cenário de um grave acidente nesta semana.
A segunda solicitação pede a recuperação da estrada, que apresenta buracos e danos causados pelas chuvas. "A estrada está em péssimo estado de trafegabilidade, e os buracos são tidos como causas de acidentes, causando prejuízos à economia alicerçada pelas indústrias frigoríficas, transporte de madeira e o escoamento da safra, além do transporte escolar, assentamentos e a linha de ônibus que vai até Dom Pedrito", citando também as propriedades rurais ao longo da linha.
A RS-630 amarga o abandono, na esperança de um dia ser asfaltada. Uma federalização foi proposta pelo ex-prefeito Balbo Teixeira e o deputado Beto Albuquerque (PSB), que até hoje aguarda aprovação no Senado Federal.