![]() |
Adão (de pé) relatou o drama das comunidades que ficaram sem luz nos últimos dias |
Seja pelo calor intenso - com o aumento do consumo, as redes não aguentam a sobrecarga - ou pelos temporais recentes, a falta de energia elétrica anda causando graves transtornos às comunidades do interior, relatado pelo vereador Adão Santana (PTB) na sessão da última segunda-feira (10). "O pessoal não aguenta mais, a AES Sul está agindo com descaso e desprezo com a população", lamentou.
Localidades como a Palma, Pau Fincado e Pavão ficaram até cinco dias sem luz, levando a prejuízos financeiros como estrago de alimentos sem refrigeração e conservação de medicamentos. "Tem pessoas que precisam da energia elétrica para conservar refrigerados medicamentos ou ainda para nebulização, além de não ter como amenizar o calor, é lastimável, chega a dar vontade de chorar com esse desprezo da AES Sul", salientou.
Adão também cobrou providências da empresa, que não conseguiu repor postes e linhas da rede para que o abastecimento fosse retomado o mais rápido possível. Ele ainda convidou os colegas para comparecer a Audiência Pública que acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado no dia 18 de fevereiro, que debaterá a situação da energia elétrica no RS.
O vereador Valdomiro Lima (Chiquinho, PSDB), condenou a falta de atitude da AES Sul neste caso. "É uma falta de respeito da empresa com os consumidores, que não veem nenhum abatimento na conta de energia, mas são obrigados a ficar dias sem luz e ter toda a comida estragada", finalizou.
Vila Nova - O problema não se restringe à São Gabriel. Vila Nova do Sul também passa por sérios problemas de energia elétrica, onde localidades como Três Passos estão sem luz desde quinta-feira. A AES Sul não responde ao apelo dos moradores, que prometem fazer um protesto. Eles ainda querem a troca da empresa fornecedora para a Celetro, que atende Santa Margarida do Sul.